sexta-feira, 24
 de 
setembro
 de 
2021

Politicando 22/01/2021

Pedágio. Foto: Arquivo/O RegionalPedágio

O governador Ratinho Junior (PSD) usou as redes sociais para rebater fake news sobre o novo processo de concessão de pedágios no Paraná. Segundo ele, ao invés do que está sendo divulgado, o pedágio terá redução nas tarifas, serão 1.800 quilômetros de rodovias duplicadas e haverá ainda a modernização de outros 3,3 mil quilômetros. O Governo Federal vai conduzir o novo programa de concessões das rodovias paranaenses.

Desmatamentos

Equipes de fiscalização do Instituto Água e Terra (IAT), órgão vinculado a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo – Sedest, do Governo do Estado, iniciaram uma operação para coibir o desmatamento ilegal. Na região, muitos municípios têm dificuldade de fiscalização, controle e punição para ilegalidades dessa natureza. O objetivo do governo é justamente de apoiar as prefeituras neste sentido.

Loteamentos irregulares

Já o Ministério Público do Paraná está ampliando suas ações com o objetivo de frear a questão de loteamentos irregulares. O promotor de Justiça Alexandre Gaio, coordenador regional do Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo, o Gaema, informou que na última semana houve várias autuações em empreendimentos alvo de operação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado, o Gaeco, em Piraquara. Agora, outras cidades da região receberam fiscalização semelhante.

Político X técnico

Neste início de gestão um dos desafios dos prefeitos é formar suas equipes mesclando a ocupação dos cargos comissionados com a questão política e a técnica. É sabido que muitos prefeitos precisam cumprir acordos e promessas políticas e nomear apoiadores no governo. Por outro lado, se não tiverem bons técnicos, com capacidade e experiência, terão dificuldades de fazer projetos, captar recursos e entregar obras à população.

Lapa

O primeiro embate do prefeito da Lapa, Diego Ribas (PSD), com a câmara de vereadores é o projeto de lei que prevê aumentar a alíquota do desconto previdenciário na folha de pagamentos de pessoal de 11% para 14%. Num primeiro momento a proposta foi retirada de pauta. Pelo menos três legisladores já se manifestaram contra o projeto.

Fazenda Rio Grande

O principal problema da nova administração da prefeitura de Fazenda Rio Grande é a organização territorial e a mobilidade da cidade. O alto adensamento trouxe importantes conquistas, mas também deficiências e demandas, principalmente de segurança e trânsito. A exploração imobiliária em Fazenda Rio Grande é muito mais expressiva do que em qualquer outra cidade da região metropolitana.

Aulas

Até agora nenhuma prefeitura da região divulgou o calendário escolar de volta às aulas. Nesta semana, o Tribunal de Contas do Paraná informou em nota que está apoiando os municípios na preparação do retorno do ano letivo, além de expressar a preocupação com a evasão escolar por conta da distância criada entre estudantes e ensino neste período de pandemia.

Vacina

Embora tenha sido exaustiva a publicidade em torno das primeiras doses de vacina que chegaram nas cidades da região nesta semana, não há nenhuma sinalização a respeito da continuidade da imunização. A reportagem de O Regional não obteve nenhuma informação concreta a respeito do tema. De momento, apenas os pequenos grupos de profissionais da saúde vacinados e muitas fotos e vídeos.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email