Gilson Santos (PRB) será o novo presidente da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) no governo de Ratinho Junior (PSD). Gilson Santos participou ativamente na campanha do governador eleito, além disso, foi secretário executivo da Associação dos Municípios da Região Suleste (Amsulep), secretário de comunicação nas prefeituras da Lapa e Mandirituba e secretário de gabinete na prefeitura de Curitiba. Tem formação em Comunicação Social e pós-graduação em Ciências Sociais (UFPR). A Comec tem papel fundamental no planejamento da região metropolitana de forma sustentável e organizada, e agora com o desafio de ser inovadora.
Governo I
E ontem, o governador Ratinho Junior anunciou outros nomes do seu secretariado. O ex-ministro Reinhold Stephanes (PSD) ocupará a Secretaria de Gestão Pública. Claudio Stabile (PSD) assumirá a presidência da Sanepar. Eduardo Bekin (sem partido) presidente da Agência Paraná de Desenvolvimento. E Jorge Lange (PSC) assumirá a presidência da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar).
Governo II
Já o deputado estadual Marcio Nunes (PSD) foi escolhido para a Secretaria do Meio Ambiente. O médico e prefeito de Apucarana, Beto Preto (PSD), é o nome anunciado para a Secretaria de Saúde. Norberto Ortigara (PSD) volta para a Secretaria de Agricultura e Abastecimento. Para a Secretaria da Fazenda foi confirmado Renê de Oliveira Garcia Júnior. E o novo secretário do Planejamento será Valdemar Bernardo Jorge (PRB).
Agudos do Sul
Presidente da câmara mais novo da região e um dos mais novos do país, Jessé Zoellner (PP), de Agudos do Sul, está deixando a direção do legislativo. Ele destaca em sua gestão os avanços tecnológicos na casa de leis, com votação em tablets, tela para acompanhamento do público, site dinâmico e transmissão ao vivo das sessões via rede social. Os programas Câmara na Comunidade e Parlamento Jovem também foram citados por Jessé como ações importantes implantadas. A partir de janeiro, a presidência será exercida por Everson Adolphatto (PSB).
Piên I
A secretária de Ação Social e Defesa Civil, Jucélia Tureck (MDB), pediu a exoneração do cargo e retomará a função de vereadora. Em fevereiro deste ano, Jucélia havia assumido o cargo para estar mais próxima da administração do esposo Livino Tureck, que faleceu recentemente. Com esta mudança, a suplente Dinair Rocha (MDB) deixa o cargo de vereadora. Nos bastidores, cogita-se que Dinair vá ingressar no secretariado do prefeito Eduardo Ferreira (PSDC).
Piên II
Com Eduardo Ferreira prefeito, que é do grupo político de João Padeiro (PSDB), acredita-se em ampla reformulação nos cargos de confiança da prefeitura de Piên. Pelo menos essa é a expectativa. Se nada mudar, vai ficar no mínimo estranho para o próprio prefeiturável João Padeiro defender discurso de mudança numa eventual nova eleição municipal.
Campo do Tenente
O prefeito de Campo do Tenente, Jorge Quege (MDB), vem se sobressaindo mesmo diante da recessão de recursos que atinge municípios pequenos. Ele termina o ano com obras em andamento na principal via da cidade, além da recente inauguração de uma nova praça. Quege destaca que a redução de cargos comissionados e o planejamento dos recursos da prefeitura estão sendo decisivos para esses investimentos.