domingo, 24
 de 
novembro
 de 
2024

Politicando 21/10/2016

Greve dos professores
Ontem à tarde, o governo do Paraná sinalizou com a possibilidade de retirar de tramitação o projeto de lei que suspende a data-base do funcionalismo desde que a greve dos professores seja encerrada. A retirada do projeto valeria até o dia 30 de novembro, quando deverá haver uma definição entre governo e sindicato sobre o reajuste salarial do funcionalismo.
Governo
O governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), comemorou a melhoria do desempenho fiscal do Estado em 2015. Com isso, há um novo aval do Tesouro Nacional para realizar novas operações de créditos. Apenas três estados – Paraná, Alagoas e Mato Grosso do Sul – melhoraram o desempenho fiscal. Com um destaque, somente o Paraná aumentou sua classificação que garante aval do Tesouro para futuros empréstimos.
Quitandinha
A transição no governo municipal em Quitandinha deve começar nos próximos dias. Nesta semana, Jeferson Wojcik (PSC), filho da prefeita eleita Maria Julia (PSDB), afirmou que já há troca de informações com a equipe do atual prefeito Márcio Rato (PMDB). Segundo Jeferson, o fato de boa parte da equipe de transição ser servidores de carreira facilitará todo o trabalho.
Contenda
A grande expectativa em relação ao futuro governo do prefeito Carlão Stabach (PMDB) em Contenda é o possível espaço que o vice-prefeito eleito Ataul Carvalho (PSB) vai ocupar. Não se sabe ainda se Ataulzinho terá uma secretaria de ponta, ou seja, com orçamento e equipe de trabalho, ou vai cumprir a função institucional de vice-prefeito.
Agudos do Sul
A prefeita eleita de Agudos do Sul, Luciane Teixeira (PMDB), falou em entrevista ao O Regional nesta semana que pretende realizar uma gestão com muito diálogo com a comunidade, lideranças e câmara de vereadores. Luciane já conhece bem a estrutura da prefeitura e os servidores da casa, e não será nada surpresa se ela aproveitar alguns quadros da atual gestão municipal.
Tijucas do Sul
Cesar Matucheski. Foto: Arquivo/O RegionalJá em Tijucas do Sul, a atual administração informou que recebeu pedido para início do trabalho de transição do prefeito eleito, porém, devido a várias frentes de trabalho ainda em andamento deixará para iniciar o processo a partir de novembro. Por outro lado, o prefeito eleito Cesar Matucheski (PSDB) já realiza várias atividades e cumpre agenda no governo do estado. Matucheski poderá ainda neste ano viajar para Brasília, onde quer se inteirar de projetos para o município.
Piên
Longe de qualquer polêmica que pairou pela cidade nas últimas semanas, comenta-se que o prefeito eleito de Piên, Loir Dreveck (PMDB), trabalha silenciosamente no plano de trabalho para o próximo ano. Loir já conhece bem quais serão os principais desafios da gestão em 2017 e o que será possível se comprometer com a população.
Pedágio
A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados aprovou requerimento do deputado federal Toninho Wandscheer (Pros), que pede informação ao Ministério dos Transportes sobre a pauta da pasta em relação ao estudo para prorrogação dos contratos com as concessionárias de pedágios do Paraná. A prorrogação dos contratos dos pedágios é assunto que divide a sociedade paranaense, principalmente pela demanda de revisão e redução das tarifas.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email