quarta-feira, 24
 de 
abril
 de 
2024

Politicando 21/08/2020

Detran I

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Paraná ofereceu denúncia criminal contra 11 pessoas investigadas na Operação Taxa Alta, que apura irregularidades no credenciamento de empresas pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) na gestão de 2018, da ex-governadora Cida Borghetti (PP). Entre os denunciados, estão seis empresários e cinco servidores públicos comissionados na época dos fatos, dos quais quatro trabalhavam no Detran e um na Casa Civil.

Detran II

Os crimes denunciados são organização criminosa, abuso do poder econômico, falsidade ideológica, irregularidade na inexigibilidade de licitação e vantagem na execução do contrato. A Operação Taxa Alta apura condutas ilícitas praticadas em torno do Procedimento de Credenciamento 01/2018, lançado pelo Detran-PR, que teria beneficiado ilegalmente uma empresa. O procedimento tinha por objetivo credenciar empresas interessadas em realizar serviços de registros eletrônicos de contratos de financiamento de veículos. Entre as ilegalidades levantadas, as investigações constataram que a própria empresa foi encarregada de elaborar o edital de licitação.

Piên

A candidatura à reeleição do atual prefeito de Piên, João Padeiro (PSD), é dada como certa, o que ainda está indefinida é se a chapa com o atual vice-prefeito Pedro Zanqueta (Pros) será ou não reeditada. Recentemente, comentou-se nos bastidores que o vice estaria conversando com o grupo da oposição e, inclusive, colocado o nome à disposição para concorrer à prefeitura. No entanto, não há nada confirmado até agora.

Contenda

O empresário Antonio Adamir Digner, o Mostarda (PV), vai concorrer pela terceira vez consecutiva a prefeitura de Contenda. No último pleito ele perdeu por uma diferença de 3% dos votos e agora acredita que é possível chegar ao comando do município. A dificuldade de Antonio Mostarda continua sendo a composição com um nome forte para a vaga de vice-prefeito. Já o grupo da situação deverá apostar no ex-prefeito Hélio Boçoen, que nos últimos oitos anos voltou para a sala de aula.

Quitandinha I

A prefeita de Quitandinha, Maria Julia Wojcik (PSD), comemorou nesta semana a contratação de novos profissionais para qualificar o atendimento na Saúde. Defendida pela prefeita como a prioridade, o setor vem recebendo ao longo dos anos diversos investimentos na compra de equipamentos e na construção de novas unidades. Recuperada da Covid-19, Maria Julia vem mantendo agenda de atendimento e despachos administrativos na sua residência.

Câmara Municipal de Quitandinha. Foto: Divulgação/Câmara de Vereadores de QuitandinhaQuitandinha II

Foi aprovado na última semana pela câmara de vereadores de Quitandinha o projeto de lei de autoria do poder executivo que prevê gratificação temporária para os servidores que atuam a frente do combate à Covid-19. No total, 107 funcionários da prefeitura serão beneficiados com auxílio de R$ 209,00 durante o período de quatro meses.

Mandirituba

O prefeito de Mandirituba, Luis Antonio Biscaia (PSC), acredita que o bom volume de obras realizadas na cidade está credenciando sua candidatura a reeleição. A questão que tem causado insônia ao prefeito é a definição do nome para a vaga de candidato a vice-prefeito. Dependendo da escolha, vai agradar uns e desagradar outros, podendo até perder alguns apoios na aliança partidária.

Estradas de chão

A chuva veio em boa hora e pelo menos ajuda a minimizar o rodízio do corte de abastecimento de água tratada em várias cidades da região metropolitana. Por outro lado, muitos municípios do interior já enfrentam outro tipo de dificuldade, o deslocamento por ruas de chão e estradas rurais que ficam quase que impraticáveis com buracos, alagamentos e muita lama. O serviço vem sendo bastante complicado para as prefeituras.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email