domingo, 28
 de 
abril
 de 
2024

Politicando 17/08/2018

Prefeitos

A reportagem de O Regional iniciou nesta semana uma consulta com os prefeitos da região para saber dos seus apoios em relação a disputa pelo governo do estado. Maioria preferiu não se posicionar e deixar a resposta “mais para frente”. Faz sentido, levando em conta que a governadora do estado é um das postulantes ao cargo. Por outro lado, ficar em cima do muro também pode trazer certos desconfortos.

Deputados

A grande preocupação neste momento para os governantes municipais é conseguir fazer a partilha da equipe para o apoio aos diversos candidatos a deputado com quem firmaram compromisso. Além disso, com o quadro eleitoral definido, já é possível analisar quem tem ou não chance de eleição e a partir daí concentrar votos nas candidaturas de maior viabilidade.

Senado I

A eleição para senador no Paraná reúne as duas figuras mais carimbadas da política estadual dos últimos anos: Roberto Requião (MDB) e Beto Richa (PSDB). Curiosamente, ambos estão com as maiores rejeições junto ao eleitorado local. Requião por ter se tornado o grande defensor de Lula (PT) e apoiar irrestritamente as ações do ex-presidente. E Richa pelos vários apontamentos de envolvimento ou omissão em casos de corrupção no governo do estado.

Senado II

O empresário e dono da rede Positivo, Oriovisto Guimarães (Podemos), que é o candidato ao senado do presidenciável Álvaro Dias (Podemos) pretende ser o “diferente” na disputa por uma das vagas do senado no Paraná. Oriovisto terá ainda o apoio de Ratinho Junior (PSD). Outro que vai correr por fora é Flávio Arns (Rede).

Eleição

Levantamento feito pelo instituto IRG Pesquisa junto a 1.250 eleitores em 75 cidades do Paraná mostra que há uma grande indefinição do eleitorado em relação à eleição desse ano. Mais de 70% ainda não decidiu em quem votar para os cargos majoritários. Ou seja, presidente e governador. Imaginem então em se tratando da disputa para deputado. Há uma grande tendência do eleitor mudar o voto e fazer novas escolhas.

Luís Antônio Biscaia, prefeito de Mandirituba. Foto: Arquivo/O RegionalMandirituba

Na última sexta-feira, o prefeito de Mandirituba, Luís Antônio Biscaia (PSC), assinou o documento para se afastar do cargo até o final deste mês. Em seu lugar, tomou posse a vice-prefeita Rosilene Vonsovicz (PSC). Esta é a primeira vez que Luís Antônio se afasta do cargo desde que assumiu a prefeitura. Fato relevante foi que ele abriu mão da remuneração que teria direito durante o período de férias.

Campo do Tenente

A presidente da câmara de vereadores de Campo do Tenente, Solange Fávaro, idealizou, junto a mesa diretora, o projeto de lei que extinguiu dois cargos em comissão que existiam na estrutura da casa e não estavam sendo utilizados, mesmo sendo de direito da presidência ambas as indicações. De acordo com Solange, a pretensão é redução de gastos com pessoal e eventualmente, havendo necessidade, preencher o quadro de funcionários com servidores efetivos.

Lapa

Embora com o título de cidade turística e histórica do Brasil, a Lapa tem deixado de ser roteiro para os visitantes nos últimos anos. A constatação é da própria população e comerciantes da cidade. Inclusive, é permanente a queixa da falta de ação do poder público neste sentido, seja em novos investimentos ou na promoção de eventos e atividades que pudessem atrair turistas. Para muitos, a cidade está literalmente parada no tempo.

Rio Negro

Já no município de Rio Negro há um contraste em relação ao desempenho do poder público municipal. Lideranças locais dizem ouvir da equipe do prefeito que muita coisa vem sendo feito na cidade e nas áreas rurais, no entanto, não há nenhuma divulgação a respeito. Se fazem ninguém fica sabendo. O próprio prefeito, Milton Paizani (PSDB), por opção pessoal tem uma relação apagada com os veículos de comunicação.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email