sexta-feira, 19
 de 
abril
 de 
2024

Politicando 16/02/2024

Politicando
Politicando

Governo I

O governador Ratinho Júnior deverá se ausentar do país nas próximas semanas para viajar aos Estados Unidos, mais precisamente ao Estado de Nebraska, onde vai visitar estruturas ligadas ao agronegócio e conhecer novas tecnologias e equipamentos da área de irrigação. O vice-governador Darci Pianna assumirá interinamente o chefe do poder executivo estadual.

Governo II

O Estado de Nebraska é referência mundial em tecnologia de irrigação de grandes lavouras, em especial pelo sistema pivô central, o qual foi apresentado ao governador Carlos Massa Ratinho Junior no início de fevereiro em visita no Palácio Iguaçu de representantes da Lindsay Corporation, multinacional especializada em soluções para irrigação em infraestrutura de água que agora vai receber a comitiva paranaense nos Estados Unidos. Vão acompanhar a missão representantes de cooperativas e de empresas ligadas ao setor.

Deputados

A eleição da nova mesa diretora da Assembleia Legislativa do Paraná poderá ser antecipada de dezembro para agosto. Pelo menos é essa a informação que corre nos bastidores dos gabinetes da casa legislativa nas últimas semanas. A motivação dessa antecipação seria a série de notícias vinculadas na imprensa estadual do Acordo fechado pelo atual presidente da casa, deputado Ademar Traiano, com o Ministério Público.

Eleições

Em matéria vinculada no Estado de São Paulo, a informação é que o ex-presidente Jair Bolsonaro não vai apoiar candidatos filiados ao PSD, partido de Gilberto Kassab. De acordo com a publicação, Bolsonaro atribui a Gilberto Kassab, presidente do PSD, a culpa pelo voto favorável dos parlamentares da sigla no indiciamento proposto pela CPMI do 8 de Janeiro.

Lapa II

Tem repercutido muito nas conversas cotidianas na cidade da Lapa o projeto de lei 17/2024 apresentado pelo prefeito Diego Ribas (PSD) que prevê a isenção de Pedágio a todos os moradores do território lapeano. Aprovado por unanimidade dos vereadores, o projeto foi sancionado e agora ganha novos capítulos, já que a concessão da rodovia é federal, ou seja, não é competência do município.

Lapa II 

Embora boa parte da população acredite ser uma boa iniciativa, a oposição ao prefeito já acusou de se tratar de uma ação eleitoreira, pois o projeto não teria legalidade. Resta saber qual será o encaminhamento da proposta da prefeitura a partir do início da cobrança do pedágio, prevista para iniciar no próximo mês. Haverá algum tipo de judicialização ou a concessionária simplesmente vai ignorar a lei municipal?

Agudos do Sul

Na semana passada essa coluna citou nomes de prováveis candidatos a prefeitura de Agudos do Sul. Após a publicação mais uma pré-candidatura foi informada, que é do ex-secretário de saúde em Piên, Jair Batista. Com domicílio eleitoral em Agudos e residência na comunidade de Palmitos, Jair Batista busca apoios políticos para avançar no projeto.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email