quinta-feira, 28
 de 
março
 de 
2024

Politicando 14/02/2020

Rio Negro

O governador do Estado, Ratinho Junior (PSD), esteve ontem à tarde em Rio Negro para a inauguração da escola municipal Ana Zornig e do ginásio de esportes Otacílio Belém, ambos investimentos no bairro Estação Nova. O prefeito Milton Paizani (PSDB) enalteceu a parceria com o governo estadual em diversas obras de infraestrutura realizadas no município.

Enchentes

Diante dos diversos casos de enchentes e alagamentos nas mais diversas regiões do país, a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) divulgou ontem documento onde destaca o papel da autarquia na preservação do uso do solo e das áreas de mananciais. O texto também serve de alerta para que os municípios atuem fortemente nesse controle, especialmente na aplicação correta dos seus Planos Diretores.

Prefeitos

Em algumas cidades da região os atuais prefeitos cumprem o segundo mandato e não poderão disputar a eleição de outubro próximo. E, curiosamente, poderão até ficar fora da campanha, já que estão muito desgastados e além de não transferir votos podem trazer danos a eventuais apoios. Tem pré-candidato dizendo que a onda de mudança da eleição de 2018 poderá se repetir neste ano.

Agudos do Sul

O presidente do legislativo de Agudos do Sul, Everson Adolphatto (PSB), protocolou na câmara um projeto de lei para tornar obrigatórias as transmissões ao vivo das sessões da casa. As transmissões já ocorrem desde 2017, porém, sem nenhuma legislação que obrigue e, portanto, poderiam vir a ser paralisadas a qualquer tempo. Segundo Adolphatto, o projeto, que deve entrar em pauta nas primeiras sessões do ano, garantirá à população o acesso a tudo que é debatido no legislativo.

O prefeito de Campo do Tenente, Jorge Quege. Foto: Arquivo/O RegionalCampo do Tenente

O prefeito de Campo do Tenente, Jorge Quege (MDB), tem demonstrado grande capacidade de articulação e liderança no meio político local. Inclusive, até liberando alguns partidos para que possam formar chapas próprias na disputa de outubro próximo. Demonstração de que após sete anos de governo sabe muito bem administrar o poder e sua influência na política municipal. Coisa que poucos que entram na política sabem fazer.

Tijucas do Sul

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) emitiu parecer prévio pela irregularidade das contas de 2017 da prefeitura de Tijucas do Sul. O exercício financeiro em questão foi o primeiro ano de gestão do prefeito César Matucheski (PSDB), tendo como motivos de desaprovação a ausência da realização de aportes ao regime próprio de previdência social e a falta de reconhecimento e pagamento de despesas previdenciárias. O prefeito ainda foi multado pelo atraso na entrega de 14 módulos do Sistema de Informações Municipais – Acompanhamento Mensal (SIM-AM). A decisão cabe recurso e, após trânsito em julgado do processo, o parecer será encaminhado a câmara de vereadores para o julgamento das contas.

Quitandinha I

O empresário Paulinho Locutor (PDT) é um dos pré-candidatos a prefeito para esta eleição em Quitandinha. Ele tem buscado trabalhar o fortalecimento do seu grupo e dialogar com inúmeras lideranças da cidade. Nos últimos dias ele esteve inclusive conversando com o ex-vereador Aurimar Stelff, que por sinal, também tem divulgado nas redes sociais que vai disputar a prefeitura.

Quitandinha II

O ex-secretário de Ação Social de Quitandinha, Elizandro Sousa (sem partido), já está na pré-campanha para uma das vagas na câmara municipal. Com independência política, informou que vai decidir nas próximas semanas seu caminho partidário.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email