terça-feira, 26
 de 
novembro
 de 
2024

Politicando 13/04/2018

Janela partidária

Muitos deputados aproveitaram a chamada “janela” para troca de partidos e mudaram de siglas. Consequentemente, essas mudanças muitas vezes implicam na reestruturação de apoios em suas bases. No Paraná, por exemplo, Francisco Bührer saiu do PSDB e foi para o PSD. Deixa de apoiar Cida Borghetti (PP) para entrar na pré-campanha de Ratinho Junior. O mesmo fizeram os deputados Mauro Moraes, Plauto Miro e Stephanes Junior.

Roberto Requião (PMDB). Foto: DivulgaçãoSó senado

O diretório nacional do MDB baixou uma resolução informando que o partido terá candidato ao governo em apenas 8 estados. E o Paraná ficou de fora. Ou seja, Roberto Requião (PMDB), se quiser, poderá ser candidato ao senado. É o que diz o diretório nacional. Candidatos a deputados e simpatizantes do MDB deverão escolher outras candidaturas ao governo.

E agora?

Na região da Amsulep, o partido com maior número de prefeituras é justamente o MDB, com os prefeitos de Contenda, Lapa, Campo do Tenente, Agudos do Sul e Piên. Sem candidatura própria do partido ao governo do estado, Carlão Stabach, Paulo Furiati, Jorginho Quege, Luciane Teixeira e Livino Tureck terão que escolher entre Cida Borghetti, Ratinho Junior, Osmar Dias ou Dr. Rosinha. Pra quem será que essa turma vai pedir votos?

Prefeito preso

O ex-prefeito de Araucária, Olizandro Ferreira, se apresentou à polícia na última terça-feira e foi preso. Ele é um dos envolvidos nas denúncias do Ministério Público que investiga uma série de crimes na prefeitura e câmara municipal entre 2013 e 2016. Os outros mandados de prisão contra um empresário e uma ex-diretora financeira da Companhia de Habitação (Cohab) do município, o ex-prefeitos Rui Alves – que já está preso -, três vereadores (entre eles Roberto David da Mota que também é ex-prefeito), sete ex-vereadores, um secretário, três ex-servidores municipais um empresário e dois corretores de imóveis.

Quitandinha

Após muitos anos arrastando e sem definição, finalmente deverá acontecer o concurso público para servidores da câmara municipal de Quitandinha. O presidente da casa, vereador Carlinhos Moura (PSC) assinou nesta semana contrato com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), que será responsável pelo concurso. Está prevista a contratação de um advogado, contador, técnico legislativo, auxiliar administrativo e auxiliar de serviços gerais. O concurso público nas casas legislativas é uma orientação do Tribunal de Contas.

Agudos do Sul

Embora ainda não seja o resultado conclusivo do processo que trata da suspensão do mandato da prefeita Luciane Teixeira (MDB), de Agudos do Sul, o resultado preliminar no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná já aponta pela absolvição. A notícia foi bastante festejada pela prefeita, sua equipe e seus apoiadores. A possibilidade de cassação vinha sendo muito esperada pelo presidente da câmara, Jessé Zollner (PSDB).

Mandirituba

O prefeito de Mandirituba Luís Antônio (PSC), não poupou críticas a empresa Autopista Planalto Sul durante reunião da câmara de vereadores. O principal motivo é o fechamento dos acessos secundários que são bastante utilizados pelos moradores da região. O posicionamento é válido, no entanto, não tem nenhum reflexo concreto. Desde a privatização da rodovia a empresa concessionária faz exatamente o que considera necessário, por mais reclamação ou críticas que existam.

Lapa

Nas principais rodas de conversa e nos bastidores da política na cidade da Lapa comenta-se que o prefeito Paulo Furiati (MDB) está cumprindo tabela e por não ter nenhuma aspiração política futura não fará nada de diferente na gestão. A preocupação dos moradores é que a eventual apatia vem contagiando toda a estrutura e o município poderá viver pelo menos mais dois anos e meio de total inércia do poder público.

Local de votação

Eleitores e familiares de pessoas com necessidades especiais ou mobilidade reduzida estão sendo orientados a procurar o Fórum Eleitoral das suas cidades ou respectivas Comarcas até 9 de maio caso queiram alterar seus locais de votação. Essa é também a data limite para solicitar à Justiça Eleitoral seu título de eleitor, alterar dados cadastrais ou transferir seu domicílio eleitoral. O primeiro turno das eleições deste ano será realizado no dia 7 de outubro.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email