Novos prefeitos
Com o objetivo de orientar os prefeitos eleitos nos 399 municípios paranaenses, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR) publicou o Manual de Início de Mandato. O documento tem 94 páginas e dez capítulos, foi elaborado pela Escola de Gestão Pública do Tribunal, com conteúdo fornecido pelas unidades técnicas, e reúne informações relevantes para que os gestores que tomam posse em 1º de janeiro iniciem corretamente o mandato 2025-2028.
Manual
O Manual de Início de Mandato apresenta o trabalho de controle externo do gasto público realizado pelo TCE-PR. Explica quais são os instrumentos de fiscalização, as possíveis sanções aplicadas, os canais de comunicação, as obrigações e os sistemas informatizados por meio dos quais os municípios enviam informações obrigatórias ao Tribunal. Uma das primeiras obrigações que os novos prefeitos terão é enviar, até 31 de março do próximo ano, a Prestação de Contas Anual (PCA) do 2024, mesmo que eles não tenham sido gestores neste exercício.
Tijucas do Sul
O vice-prefeito de Tijucas do Sul, Professor Claudemir, fez questão de visitar vários gabinetes do Governo do Estado nesta semana para agradecer em nome da administração municipal as parcerias realizadas durante o ano. Segundo Claudemir, são pessoas do governo que sempre estão à disposição para ajudar nas demandas de Tijucas do Sul. O presidente da Amep, Gilson Santos, recebeu o vice-prefeito.
Mandirituba
O assunto em Mandirituba ontem foi a decisão da atual administração municipal de promover a exoneração geral de todos os cargos de confiança de segundo e terceiro escalão. Geralmente a exoneração se dá no último dia do mês, mas neste caso, o prefeito Luis Antonio Biscaia antecipou a demissão dos comissionados.
Piên
Até o momento o prefeito reeleito de Piên, Maicon Grosskopf (Rep), não anunciou nenhuma alteração no seu secretariado para o segundo mandato. Pelo que tudo indica a tendência é de que o primeiro escalão da prefeitura seja mantido sem alterações.
Agudos do Sul
Em Agudos do Sul o prefeito Genezio Ferreira (PL) deve confirmar para seu próximo mandato a presença do ex-prefeito Jesse Zoellner como um dos seus principais secretários na administração municipal. Ambos já estão atuando junto em vários projetos da prefeitura.
Obras
A Justiça Federal autorizou o Paraná a executar R$ 586 milhões para financiar projetos de reparação ambiental no Estado com recursos oriundos da indenização paga pela Petrobras em razão do acidente causado pela estatal no Rio Iguaçu, em Araucária, na Região Metropolitana da Curitiba, em julho de 2000. Do total liberado, R$ 346,5 milhões (59%) serão usados em 23 propostas apresentadas pelo Instituto Água e Terra (IAT) em ações de monitoramento, fiscalização, drenagem e reestruturação de equipamentos, entre outras. Estão previstas obras em Contenda e Lapa.