sexta-feira, 26
 de 
abril
 de 
2024

Politicando 12/07/2019

Previdência

Embora não se encontre manifestações dos prefeitos da região em relação a reforma da previdência, há uma expectativa para que sejam incluídos no pacote da reforma os estados e municípios. O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), fez questão de estar em Brasília nesta semana e se reunir com um grupo de senadores e pedir a inclusão. Segundo Ratinho Junior, todos os estados acumulam problemas previdenciários nas contas públicas. Para ele, retirar outros entes da reforma pode gerar 27 novos problemas para o país. “Pela primeira vez em algumas décadas temos a população consciente da necessidade da Reforma da Previdência, então temos que fazer uma reestruturação geral, não pode ser por partes”, destacou.

Prefeituras

Uma parcela significativa das prefeituras da região está com o índice de gasto com pessoal acima do limite prudencial, exigindo medidas enérgicas dos gestores. Exonerações de comissionados e cortes de gratificações e horas extras foram as primeiras medidas adotadas. Em algumas prefeituras, o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro – costumeiramente feito em julho – não vai acontecer. O cenário pode ficar ainda pior, já que algumas prefeituras já se preocupam com o pagamento no final do ano.

Mandirituba

Em Mandirituba, parece que a relação entre prefeito e vereadores está apaziguada. Não se ouviu falar mais em processo de afastamento de mandato ou comissão de inquérito. Nos últimos meses eram diversas as divergências entre os dois poderes no município, primeiramente afetado pela aprovação de empréstimo para a prefeitura e depois da abertura de CPI contra o prefeito Luis Antonio Biscaia.

Vereador de Contenda, Gilmar Carpejani (PSC), reunido com o presidente da Comec, Gilson Santos. Foto: DivlgaçãoContenda

O vereador de Contenda, Gilmar Carpejani (PSC), esteve reunido com o presidente da Comec, Gilson Santos, para apresentar demandas da cidade em relação ao transporte coletivo. Ele teve a oportunidade de conhecer o funcionamento da operação do sistema integrado e a relação funcionamento e custo. Assim como muitos municípios da região metropolitana, Contenda também não possui sistema próprio.

Pavimento

E por falar em Comec, a autarquia estadual promoveu ontem o “Seminário Ruas do Futuro” com o objetivo de mostrar aos municípios a opção de pavimentação em concreto, que resulta em maior durabilidade e consequentemente pode trazer melhores resultados a médio e longo prazo, principalmente no custo benefício. O evento foi promovido em parceria com a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP).

Quitandinha

A câmara de vereadores de Quitandinha está finalizando processo de locação de imóvel que servirá para sua sede própria no futuro breve. O legislativo fez um chamamento público e recebeu a oferta de diversos imóveis existentes na cidade, possibilitando a escolha de um local com estrutura adequada para o desenvolvimento dos trabalhos da câmara municipal. O imóvel escolhido fica na Avenida Fernandes de Andrade e custará R$ 5,6 mil ao mês.

Agudos do Sul

Os vereadores de Agudos do Sul, Everson Adolphato, Mauro Negrelli e Zezo Pires, apresentaram projeto de lei de alteração a Lei Orgânica Municipal que extingue o recesso parlamentar do meio do ano. Ou seja, acabam com as férias no mês de julho. Segundo eles, todos os legisladores recebem normalmente seus salários neste período, sendo inconcebível que não tenham atividade regular.

Piên

Em tempo, o prefeito João Padeiro voltou atrás e decidiu por deixar a secretária Norilda Sacht apenas com a pasta da Educação, tirando dela as pastas de Cultura, Esporte e Lazer. A expectativa é saber se o prefeito vai nomear mais um cargo comissionado ou aproveitar servidor de carreira da prefeitura. Outra curiosidade na cidade é o anúncio de que em agosto o prefeito e uma comitiva de vereadores vão à Brasília defender projetos para a cidade. O questionamento é se realmente há necessidade de uma comitiva.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email