quinta-feira, 2
 de 
maio
 de 
2024

Politicando 12/01/2024

Politicando
Politicando

Eleições municipais I

O ano de 2024 começa com grande expectativa em todos os municípios da região em razão das eleições municipais que acontecerão em outubro. Em relação aos dez municípios que compõem a Amsulep, apenas o prefeito de Mandirituba, Luis Antonio Biscaia, que já está no segundo mandato, não poderá concorrer a reeleição. Todos os demais deverão se candidatar para mais uma gestão na prefeitura.

Eleições municipais II

Em dois municípios, Piên e Tijucas do Sul, os prefeitos Maicon Grosskopf e Altair Gringo, já confirmaram que vão manter seus vice-prefeitos na chapa majoritária. Ou seja, vão para a disputa com os mesmos vices. Casos bem opostos de Rio Negro, por exemplo, onde o prefeito James Valério e seu vice-prefeito Alessandro von Linsingen anunciaram rompimento e cada um seguirá seu caminho na eleição municipal.

Eleições municipais III

Em Contenda, já está certo também a separação política do prefeito Mostarda e do vice-prefeito Gilmar Carpejani. Fato que ocorreu no primeiro ano de mandato e nenhum dos dois fez questão de trabalhar uma possível reconciliação. Carpejani, inclusive, já declarou que vai disputar a prefeitura.

Lapa

Há um cenário político na Lapa que desenha três candidaturas para prefeito da cidade na eleição desse ano. Uma delas obviamente do atual prefeito Diego Ribas, outra do ex-prefeito Paulo Furiati e uma terceira do Partido dos Trabalhadores – PT, que tem como nome de expressão a ex-prefeita Leila Klenk. Muito provável Leila abra mão da candidatura, mas com Lula na presidência e a tradição petista no município seria estranho se o partido ficar de fora da disputa neste ano.

Mandirituba

Em Mandirituba o prefeito Luis Antonio Biscaia fez nas suas redes sociais anúncio oficial do nome que concorrerá a sua reeleição representando o seu grupo político: que é o vice-prefeito Airton Cruz. O anuncio foi em outubro do ano passado. Inclusive anunciando juntamente o secretário de Obras e Urbanismo, Bernardo Junior, como pré-candidato a vice-prefeito. Do outro lado, o pré-candidato Felipe Machado ainda não escolheu seu candidato a vice, o nome mais comentado nos bastidores é do vereador Guilherme Palu Gelatti.

Tijucas do Sul I

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) decidiu pela suspensão cautelar da licitação destinada a contratação de empresa encarregada da construção da nova prefeitura de Tijucas do Sul. O valor máximo estimado para a obra é de R$ 5.302.313,54. A cautelar foi concedida em 11 de dezembro, véspera da abertura do certame, pelo conselheiro-substituto Thiago Barbosa Cordeiro.

Tijucas do Sul II

A suspensão da licitação foi proposta pela Alom Construções, empresa participante da Concorrência Pública do município, apontando como justificativa a ausência de previsão, na planilha orçamentária da licitação, como custo unitário direto, do item relativo às despesas classificadas como ‘administração local’, que contempla as despesas para atender as necessidades da obra com pessoal técnico, administrativo e de apoio, assim como equipamentos de proteção individual e coletiva, ferramentas, alimentação e transporte de funcionários.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email