quarta-feira, 17
 de 
agosto
 de 
2022

Politicando 11/03/2016

Filiações I
O deputado estadual e secretário de Desenvolvimento Urbano do Paraná, Ratinho Junior, assinou ontem ficha de filiação no PSD, o partido do ex-prefeito de São Paulo e atual ministro das Cidades, Gilberto Kassab. Ratinho deixa o PSC e entra no PSD com a garantia de espaço para se candidatar ao governo do Paraná em 2018. Até o próximo dia 2 de abril é esperado que outros deputados, prefeitos e lideranças políticas do estado também ingressem no PSD.
Filiações II
A filiação de Ratinho Junior muda o quadro político em alguns municípios. Muitos pré-candidatos foram para o PSC ou filiaram nomes importantes localmente no partido esperando o apoio de Ratinho Junior na eleição municipal. Agora, porém, viram o secretário da Sedu ir para o PSD, que em muitos casos é adversário local do PSC. Ou seja, o principal apoiador de determinadas candidaturas mudou de lado.
Filiações III
Formalização da filiação do senador Álvaro Dias ao PV, no último sábado. Foto: Divulgação
O Partido Verde (PV) formalizou a filiação do senador Álvaro Dias no último sábado. Diversas lideranças participaram do evento e o senador foi aclamado como candidato a presidente da república. O presidente do diretório municipal de Piên, Márcio Newmar de Oliveira, participou do encontro e destacou a importância do novo filiado para o crescimento da sigla nacionalmente.
Governo
É grande a expectativa de mudanças também no primeiro escalão do governo estadual. Especula-se a saída de Eduardo Sciarra (PSD) da chefia da Casa Civil. No seu lugar está cotado o deputado federal Valdir Rossoni (PSDB). Ex-presidente da Assembléia Legislativa, Rossoni era nome certo para o primeiro escalão de Richa, mas ficou de fora. Há ao seu favor o empenho de nomes nacionais do PSDB. E contra, há o peso da rejeição de muitos deputados estaduais da base de Beto Richa.
Lapa
O diretório municipal do Partido dos Trabalhadores – PT da Lapa divulgou nota em que enfatiza o trabalho desenvolvido pela prefeita Leila Klenk e sua postura inquestionável. O diretório afirma que condena qualquer ato de corrupção e que pessoas do bem e com conduta igual da prefeita lapeana não podem ser penalizadas. A nota diz que generalizar pelo fato da filiação partidária é cometer injustiça.
Campo do Tenente
Após muitas especulações as contas do ex-prefeito Reinaldo Pereira (PSDB) no exercício de 2008 foram aprovadas pela câmara de vereadores. O próprio Reinaldo esteve na reunião do legislativo e prestou vários esclarecimentos sobre as pendências apontadas pelo Tribunal de Contas do Estado. A câmara seguiu orientação do TCE.
Quitandinha I
O presidente da câmara de vereadores de Quitandinha, Gilson Ribas, vai aproveitar a “janela” de filiações para sair do PP e ingressar no PROS. No Paraná, o PROS vem sendo coordenado pelo deputado federal Toninho Wandscheer. Gilson Ribas não esconde de ninguém que mantém conversas na cidade que possibilitem uma candidatura em chapa majoritária.
Quitandinha II
E por falar em Quitandinha, o ex-prefeito Zé Quirera (PSD), reapareceu no cenário e já anunciou o interesse de disputar a eleição de outubro próximo. Diz que pode sair candidato a prefeito ou vice-prefeito. Zé Quirera, Maria Julia (PSDB) e Aurimar Steff (PSL) podem formar uma frente de oposição.
Rio Negro
Em Rio Negro, o prefeito Milton Paizani (PSDB) realizou reunião com 15 partidos que poderão compor a coligação da situação na eleição de outubro. Participaram James Valério (PSDB), Ricardo Furquim (PP), Gerson Heide (PMDB), Professor Alessandro (PSC), Valmor Nardes (PTB), Edemar Valério (PDT), João Wielewski (PROS), Rodrigo Gondro (SOL), Sueli Westarb (PV), Munir Snege (DEM), Edson Bremem (PSL), Márcia Ciola (PTC), Gastão Ribas (PSD), Fabiane Berger (PR) e Mara Rubia (PMB). Na pauta, filiações e pré-candidaturas.
Mandirituba
O prefeito de Mandirituba, Onildo Gelatti (PP), não ficou nada contente com a manifestação de pessoas da atual administração sobre pré-candidaturas a prefeitura da cidade. Segundo ele, faltou coerência, já que o grupo da situação ainda não havia se manifestado sobre a possibilidade de reeleição.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email