quinta-feira, 17
 de 
junho
 de 
2021

Politicando 10/07/2020

Eleições I

O adiamento da eleição desse ano foi confirmado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). E com a promulgação da Emenda Constitucional (EC) nº 107/2020, que trata do adiamento, todos os prazos eleitorais previstos para o mês de julho foram prorrogados por 42 dias, proporcionalmente ao dia da votação. Portanto, as convenções partidárias para a escolha dos candidatos, que aconteceriam de 20 de julho a 5 de agosto, serão realizadas no período de 31 de agosto a 16 de setembro.

Eleições II

Servidores públicos em cargo de comissão, dirigentes sindicais e de associações, radialistas, apresentadores de televisão e outras funções que deveriam se desincompatibilizar até o último dia 3, agora terão que se afastar das suas funções até no máximo o próximo dia 14 de agosto.

Contenda

O atual prefeito de Contenda, Carlão Stabach (MDB), ainda não encontrou um candidato para chamar de seu. Até agora os nomes que estão se apresentando para disputar a prefeitura do município não falam em ter o apoio ou sequer ligação com Stabach na próxima campanha. Há uma leitura no meio político da cidade que associar o nome com a atual gestão é ganhar um desgaste natural, e de graça.

Rio Negro

A disputa pela prefeitura de Rio Negro já tem pelo menos cinco nomes apontados como eventuais candidatos. Pelo lado da situação os cotados são o atual vice-prefeito James Valerio (PSDB) e Marcelo Olsen. Os demais nomes são do ex-prefeito Alceu Swarowski (Cidadania), Ricardo Furquim (Progressista) e Bruno Lazarino (Rep).

Câmara de vereadores de Quitandinha. Foto: Divulgação/Câmara de vereadores de QuitandinhaVereadores

A pandemia do novo coronavírus vem alterando o andamento dos trabalhos das câmaras de vereadores. Atendendo as normativas do Decreto do Estado que proíbe reuniões com mais de cinco pessoas, várias câmaras optaram pela não realização de sessões, entre elas as de Campo do Tenente, Piên e Quitandinha. Os vereadores estão estudando a possibilidade de reuniões remotas, no entanto, alguns relataram ter dificuldade no acesso à internet, embora estejamos em 2020, em que onde quase tudo já é digital.

Mandirituba

A prefeitura de Mandirituba busca assimilar a recente e precoce perda de um de seus principais pilares da administração, o secretário de Finanças, Valcir Maria de Oliveira, que faleceu na última terça-feira vítima de infarto. Homem de confiança do prefeito Luis Antonio Biscaia (PSC), Valcir era também um dos principais articuladores do grupo político da situação e considerado peça chave para organização do próximo pleito eleitoral.

Investigação I

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) e Ministério Público de Contas (MPC-PR) identificaram aproximadamente 120 indícios de ilegalidades e irregularidades em 233 processos avaliados sobre gastos de prefeituras com a Covid-19. As entidades estão agora sendo notificadas para que promovam a correção dos processos, sob pena de diversas sanções aos ordenadores de despesas e demais envolvidos. O trabalho vem apontando desde compra de produtos na área da saúde com sobrepreço até contratações que não têm relação com o combate ao coronavírus.

Investigação II

Segundo TCE e MPPR, uma preocupação recorrente da comissão tem sido a contratação de serviços médicos intermediados por empresas, com a identificação de casos nos quais os municípios ficam sem qualquer tipo de controle sobre a prestação do serviço e a produtividade. “Os municípios precisam equilibrar a urgência que o momento exige com um mínimo de planejamento, especialmente agora em que enfrentam queda na arrecadação”, afirma o coordenador-geral de Fiscalização do TCE-PR, Rafael Ayres.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email