sábado, 23
 de 
novembro
 de 
2024

Politicando 10/03/2017

Cargos comissionados

Uma iniciativa da promotoria de Justiça do Fórum de Rio Negro, que responde também por Campo do Tenente, Quitandinha e Piên, poderá mudar o perfil da atividade de muitos servidores públicos em cargos de comissão. Os populares que já têm conhecimento da ação da promotoria não se cansam de destacar a importância da iniciativa. A promotora Gisele Silvério da Silva começou a chamar os servidores de cargos em comissão da prefeitura de Campo do Tenente e entrevistá-los. Onde estão lotados, o que fazem, ou faziam, o que conhecem da gestão, entre outras perguntas.

Presidência

A permanência do senador Alvaro Dias no Partido Verde (PV) não deverá se estender por muito tempo. São vários partidos convidando o paranaense para ingressar em suas siglas e disputar a presidência da República. Quando Dias se filiou ao PV existia uma grande expectativa da atração de novas e expressivas lideranças políticas do Paraná e do Brasil, o que não aconteceu. Além disso, os discursos de Alvaro Dias e do PV possuem poucas convergências.

Governo

A exemplo do que acontece com o senador Alvaro Dias, o seu irmão Osmar Dias também pode deixar o PDT e ingressar em uma nova sigla. Osmar já confirmou que vai disputar o governo do Paraná e pretende apoiar Alvaro Dias caso ele confirme sua candidatura a presidente. Já o PDT trabalha para lançar o ex-governador de Pernambuco, Ciro Gomes, ao Palácio do Planalto.

Pesquisa

Uma pesquisa realizada somente entre eleitores de Curitiba com intenção de votos para o governo do Paraná mostrou empate técnico entre Ratinho Junior (PSD), Osmar Dias (PDT) e Roberto Requião (PMDB). Ratinho Junior aparece com vantagem. Já a vice-governadora Cida Borghetti (PP) está bem atrás dos demais concorrentes.

Transporte coletivo

Boa parte da população na região, em especial os usuários do transporte coletivo metropolitano, consideram que faltou mais posicionamento e ação dos políticos e governantes locais em relação ao aumento das tarifas de ônibus. Em um momento de crise e aumento do desemprego, os usuários de ônibus viram suas receitas encolherem mais ainda com o novo preço das passagens.

Vereador de Piên, Kinho da Silva (PSDB). Foto: Arquivo/O RegionalPiên l
Os vereadores de Piên aprovaram a retirada de pauta do pedido de auditoria das contas da prefeitura no período de 2009 a 2016 feito pelo vereador Kinho da Silva (PSDB). A presidência da câmara informou que precisa “fundamentar melhor” o pedido pela auditoria. Já a população local não gostou da iniciativa e já teme que a proposta seja colocada na geladeira ou perca seu objetivo.

Piên ll

Outros dois assuntos estão repercutindo no município de Piên nas últimas semanas. Um deles é a morosidade do poder legislativo em relação a uma decisão sobre o mandato do vereador Leonides Maahs (PR), preso por envolvimento na caso Loir Deveck. Outro assunto é o questionamento sobre o número de cargos comissionados na prefeitura de Piên e a nomeação de parentes do prefeito Livino Tureck (PMDB), o que pode caracterizar prática de nepotismo.

Quitandinha

Em Quitandinha, começou estremecida a relação dos poderes executivo e legislativo. Alguns posicionamentos deram impressão de formação de uma frente de oposição na câmara municipal, no entanto, os vereadores da base aliada negam essa tese e destacam que o objetivo é trabalhar em conjunto com o executivo. Pelo lado da prefeitura, a prefeita Maria Júlia (PSDB) tem reforçado a intenção de diálogo e respeito ao trabalho do legislativo.

Mandirituba

A prefeitura de Mandirituba promoveu uma ação de tapa buracos em parte das ruas do perímetro urbano da cidade. Mesmo sendo uma ação paliativa, o serviço foi elogiado pelos populares. A prefeitura utilizou material asfáltico e atendeu demanda apontada por comerciantes e moradores da cidade.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email