sábado, 25
 de 
maio
 de 
2024

Politicando 10/11/2023

Politicando
Politicando

Piên I

O presidente da câmara de vereadores de Piên, Giomar da Rosa, o Juma, voltou às atividades legislativas nos últimos dias após estar internado por problemas de saúde. Ele deu entrada no hospital Santa Casa de Misericórdia Nossa Senhora da Graças, de Piên, no último dia 28 e foi transferido para Campo Largo, onde passou por um procedimento de cateterismo.

Piên II

Muito prestigiada e elogiada a programação festiva do aniversário de 62 anos de Piên no último dia 1º de novembro. Contando com desfile cívico, atividades culturais e gastronômicas, as comemorações reuniram expressivo público. O prefeito Maicon Grosskopf demonstrou sua satisfação com o evento e enalteceu o cenário de desenvolvimento que a cidade tem acompanhado, com obras e investimentos em andamento.

Contenda

O vice-prefeito de Contenda, Gilmar Carpejani, esteve reunido nesta semana com o Sub-Chefe da Casa Civil, Lucio Tasso, para tratar de demandas do município. Obviamente falaram também a respeito das eleições municipais no próximo ano. Lucio Tasso garantiu a Carpejani a manutenção do PSD, partido do governador, além de apoio para buscar outras agremiações aliadas.

Pré-candidatura

Luizão Goulart (SOLIDARIEDADE), ex-prefeito de Pinhais e ex-deputado federal, confirmou que é pré-candidato a prefeito de Curitiba. Recentemente, Goulart, que que já havia anunciado a decisão, veio a público em suas redes sociais questionar Institutos que não avaliam seu nome junto aos demais pretendentes ao cargo na capial. O ex-prefeito de Pinhais esteve à frente da cidade por oito anos, em uma gestão que atingiu 94% de aprovação.

Mandirituba e Campo do Tenente

A Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (AMEP) informou nesta semana que está finalizando a análise dos Planos Diretores dos municípios de Mandirituba e Campo do Tenente, com chance real de que sejam aprovados ainda neste ano. Após a anuência da AMEP os documentos passam também pela aprovação do Conselho Gestor dos Mananciais (CGM), que reúne representantes de várias instituições estaduais.

Pedágio

O governo federal trabalha com a possibilidade de repactuar contratos com empresas que mantém a concessão de estradas federais no país. O que isso significa na prática é que o prazo dessas concessões podem se estender por mais anos do que o previsto. Portanto, os prefeitos da região precisam ficar atentos, especialmente no caso da BR 116, que vai de Curitiba até Rio Negro e que apresenta uma série de demandas de obras, especialmente nos trevos de entradas das cidades.

Censo

Um dado interessante divulgado pelo Censo Demográfico aponta que a população paranaense com 100 anos ou mais cresceu 39% em 12 anos. Enquanto na pesquisa anterior do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2010, o Paraná tinha 933 habitantes centenários, no de 2022 o número subiu para 1.299 pessoas. O Paraná está na 11ª colocação entre os estados com mais pessoas centenárias, sendo a Bahia o líder com 5.336.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email