Mês da decisão
Esse é o mês em que quase tudo se decide em relação as candidaturas no Paraná. A expectativa em torno da candidatura do governador Beto Richa (PSDB) ao senado deverá ser sanada nas próximas semanas. Já é dado como certo a renúncia de Richa para concorrer nas eleições de outubro próximo. O governador já teria comunicado aos assessores mais próximos e parlamentares da base aliada.
Um dos parlamentares que teria ouvido do próprio Beto Richa a decisão pela renúncia e candidatura foi o seu ex-secretário Ratinho Junior (PSD). Consequentemente, Richa informou que sai candidato na chapa com Cida Borghetti (PP) e que dessa forma seu grupo político estará no palanque da família Barros.
Novo grupo
Com a notícia de que Beto Richa estará na chapa da atual vice-governadora do estado, Ratinho Junior corre contra o tempo para remontar uma coligação que lhe garanta tempo de TV e um maior número de candidatos ao legislativo. Hoje, de fato, Ratinho tem o PSD e o PSC. A intenção, é aumentar a coligação. O PV é um dos partidos que tem conversa adiantada com Junior.
Osmar e a decisão
Já Osmar Dias (PDT) continua vivendo o dilema da troca de partido para não ficar preso numa situação que dificulte seu apoio ao irmão na disputa pela presidência. A direção nacional do PSB declarou oficialmente a intenção de filiar Osmar Dias para que ele dispute o governo do estado. Dia 13, terça-feira próxima, Osmar Dias se reúne com a direção do PSB para uma conversa definitiva.
Vices e senado
Se confirmadas as candidaturas de Cida Borghetti, Ratinho Junior e Osmar Dias, abrem-se os debates sobre as vagas de candidatos a vice e senado. Cida tem Beto Richa na disputa pelo senado, mas abrirá para negociação da vaga de vice. Ratinho Junior e Osmar Dias terão as vagas de vice e de senado para oferecer aos partidos que ainda não tenham firmado compromisso no estado.
Junior e Dias
Há quem ainda aposte numa união de Ratinho Junior e Osmar Dias no Paraná. Isso se concretizando, fortaleceria a candidatura de Álvaro Dias (Podemos) à presidência da república. A dificuldade para unir Junior e Osmar Dias é que nenhum dos dois cede na intenção de disputar o governo. Junior quer Osmar seu candidato ao senado, e vice-versa.
Prefeituras
Os prefeitos da região, conscientes de que em ano eleitoral tudo paralisa a partir de junho, estão acelerando processos e trâmites burocráticos junto aos governos estadual e federal. Pretendem liberar ou ao menos garantir a liberação do maior número de recursos e convênios possíveis.
Mandirituba
Em Mandirituba, muitos populares acompanham com expectativa e até elogios o trabalho realizado em conjunto pela Polícia Militar e Guarda Municipal. O trabalho preventivo vem apresentando resultados e o número de assaltos e roubos recuando. A secretária de Defesa Social, Fransueile Claudino, e o comandante do destacamento da Polícia Militar, Sargento Horning, mantém constante contato e estratégias.
Renovação
Na eleição desse ano, é expressiva a expectativa em torno de uma maior renovação nas Assembleias Legislativas e Congresso Nacional. O envolvimento de políticos com mandatos na Operação Lava Jato, Quadro Negro, Integração e Carne Fraca será exaustivamente divulgado no período eleitoral. Na região, o desempenho de alguns deputados também está comprometido pelas relações de apoio estabelecidas nos últimos anos.