domingo, 7
 de 
agosto
 de 
2022

Politicando 09/03/2012

Prefeituras
A Associação dos Municípios do Paraná – AMP vai fazer um levantamento para apontar o impacto financeiro do novo piso salarial dos professores da rede pública sobre as folhas de pagamento das 399 prefeituras do Paraná. A AMP está distribuindo um questionário que apontará o custo estimado deste aumento para os municípios. Anunciado na última segunda-feira pelo Ministério da Educação, o novo piso será de R$ 1.451,00 para uma jornada de 40 horas semanais – reajuste de 22,22%. Para uma jornada de 20 horas, o valor será de R$ 725,50.
Segurança
O governador Beto Richa (PSDB) dá sinais de que vai concentrar investimentos em Curitiba, onde tem uma missão espinhosa de tentar ajudar na reeleição do atual prefeito Luciano Ducci (PSB). Nesta semana ele anunciou a presença de mais policiais nos bairros da capital. Enquanto isso, os municípios de interior continuam penando na área de segurança. Já são 15 meses do atual governo e até agora, para as pequenas cidades, nada mudou em relação a péssima gestão de Roberto Requião na área de segurança pública.
Gilberto Dranka e Taxinha no Sedu/Foto:DivulgaçãoPiên
O prefeito de Pien, Gilberto Dranka (PSD) e o vereador Taxinha Ramos (PT), participaram nesta semana de encontro com o secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano – Sedu. Na oportunidade foi assinada a ordem de serviço para a realização de obras de pavimentação asfáltica no município. Segundo Dranka, o trecho que receberá o asfalto está no bairro de Ponte Alta. São aproximados 400 metros de pavimentação.
Piên e Quitandinha
Os prefeitos de Piên e Quitandinha, Gilberto Dranka e Neco Prado (PMDB), respectivamente, anunciaram nesta semana o repasse de recurso para a Associação de Pais e Amigos do Excepcionais – APAE das suas cidades. A prefeitura de Piên fará um repasse de 100 mil reais. Em Quitandinha, onde a entidade já conta com uma estrutura elogiável, o repasse será de 70 mil.
Quitandinha
O prefeito de Quitandinha, Neco Prado, ao apoiar um programa voltado para a prática esportiva e promoção de saúde na cidade, chamado Agita Quitandinha, mostra que é possível oferecer novas práticas à população. Mesmo que a participação inicial seja tímida, vale a iniciativa e posteriormente a permanência da atividade, até porque certos hábitos se constroem com o tempo. A proposta deverá ser reforçada com a inauguração da academia pública na Praça da Bíblia.
Agudos do Sul I
O prefeito de Agudos do Sul, Antonio da Luz (PP), protocolou nesta semana junto à Sanepar pedido de agilidade nos trabalhos da companhia do município em virtude de problemas de falta de água no perímetro urbano. A empresa vem fazendo a interligação do sistema de água do poço da localidade do Raso com o reservatório central da cidade, porém, a obra está em atraso. Outro pedido do prefeito à companhia, que vem gerando inclusive abaixo-assinados e manifestação de vereadores, é a ligação do sistema do poço do Raso com Queimados de Cima.
Agudos do Sul II
O empresário Daniel Hortz (PSC), de Agudos do Sul, declarou nesta semana que vem mantendo uma agenda permanente de reuniões nas comunidades do interior do município. Segundo ele, sua pré-candidatura a prefeito tem sido bastante comentada e há muito incentivo dos moradores rurais. Paralelamente acontecem alguns encontros com lideranças políticas visando a formação de uma coligação forte para o pleito de 2012.
Contenda I
O prefeito de Contenda, Hélio Boçoen (Dem), tem acompanhado seu vice-prefeito, Carlão Stabach (PMDB), não só nos eventos do município como também nos encontros em Curitiba. Boçoen aposta na candidatura de Carlão para prefeito da cidade e na continuidade do trabalho que vem sendo realizado pela prefeitura no município.
Contenda II
O vereador Gilmar Carpejani (PSC), de Contenda, optou por fazer um trabalho político mais detalhado visando as eleições desse ano. Para consumo interno, contratou dez pesquisadores e espalhou em duas equipes pelas localidades do município, além do centro da cidade. Já recebeu os números e agora com a ajuda de profissionais da área fará o cruzamento das informações. No questionário a preferência dos eleitores para os cargos de prefeito e vereador e a rejeição aos políticos locais.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email