segunda-feira, 16
 de 
setembro
 de 
2024

Politicando 09/12/2022

Politicando
Politicando

Briga grande

O PL do Paraná entrou com ação na Justiça Eleitoral pedindo cassação da eleição do juiz Sérgio Moro (UB). No contra-ataque, Moro declarou ontem que os deputados Giacobo e Paulo Martins, ambos do PL, são maus perdedores e resolveram trabalhar para o PT e os corruptos e nada teme pois teve uma campanha baseada na lisura. Paulo Martins disputou a eleição para o Senado com Sérgio Moro no Paraná.

Transporte Coletivo

O presidente da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba do Governo do Estado (Comec), Gilson Santos, participou nesta semana de assembleia do Fórum Nacional das Entidades Metropolitanas – FNEM em Belo Horizonte. A entidade atua na defesa e na busca de soluções para os desafios das regiões metropolitanas no Brasil. Gilson Santos aproveitou a oportunidade para reforçar a agenda sobre o Transporte Coletivo Metropolitano com sua necessidade de prioridade nas políticas de financiamento do governo federal.

Assomec

Nesta semana aconteceu a reunião de eleição da nova diretoria da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba – Assomec. O prefeito de Campina Grande do Sul, Bhil Zanetti (PSD) foi conduzido ao cargo de presidente da entidade. No total, são 29 municípios integrantes da associação.

Piên

Acontece na próxima terça-feira a eleição da nova direção da câmara de vereadores de Piên. Por conta disso, os próximos dias serão bastante movimentados no meio político local. Toda tendência é por uma votação que dê a presidência da casa para um aliado do poder executivo.

TCE

E o governador Ratinho Junior (PSD) confirmou nesta semana sua indicação para a vaga no Tribunal de Contas do Paraná (TCE). Trata-se do ex-deputado estadual e ex-prefeito de Pato Branco, Augustinho Zuchi (Podemos). Havia forte especulação de que o indicado pudesse ser o secretário Chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega (PSD). Sendo assim, Ortega deverá permanecer a frente da Casa Civil.

Educação

Muitas Secretarias de Estado chamam atenção na expectativa de nomeação por parte do governador Ratinho Junior. Mas naturalmente a que dará maior repercussão entre os servidores será a escolha para o comando da Secretaria de Educação. E diga-se de passagem, o desafio é grande, principalmente neste momento que o Estado alcançou o primeiro lugar nacional no IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.

Eleição

Dos prefeitos da região o único que não poderá concorrer a reeleição pelo fato de já estar no segundo mandato é Luis Antonio Biscaia (PSC), de Mandirituba. Consequentemente, terá que escolher entre seus aliados um nome que venha a disputar sua sucessão. Nas outras nove cidades da Amsulep é praticamente certo que todos os governantes vão tentar o segundo mandato.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email