sábado, 25
 de 
maio
 de 
2024

Politicando 09/09/2022

Politicando
Politicando

Eleições I

Uma nova sondagem realizada nesta semana pelo Instituto Paraná Pesquisa mostra que o governador do Estado, Ratinho Junior (PSD), que é candidato a reeleição, aumentou ainda mais sua diferença para o segundo colocado, o ex-governador Roberto Requião (PT). Agora, Ratinho tem 56,2% dos votos, contra 23,8% de Requião. No resultado de junho, os números eram de 48,5% contra 25,2%. A margem de erro é de 2,7 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.

Eleições II

A mesma pesquisa traduz também resultados contando apenas os votos válidos, neste caso, sem levar em conta brancos e nulos. Ratinho Junior tem 67,1%, enquanto que Requião soma 28,3%. Neste caso, a eleição estaria definida já no primeiro turno. A pesquisa foi realizada com 1.410 entrevistados em 62 municípios do Paraná entre 31 de agosto e 5 de setembro e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral – TSE sob número PR 09990/2022.

Vaga no Senado

Com o apoio total do presidente Jair Bolsonaro (PL) e do governador Ratinho Junior (PSD), o deputado federal Paulo Martins (PL) entra na disputa pela vaga no Senado Federal com grandes perspectivas de vitória. Na última sondagem do Instituto Paraná Pesquisa ele já aparece com 11% das intenções de votos, bem acima das pontuações antes do início da campanha eleitoral. A partir dessa semana, toda a estrutura da campanha do governador Ratinho Junior também atuará em favor de Paulo Martins.

Força dos Prefeitos

Como o voto para o Senado é sempre o último a ser definido pelo eleitor, que nesta eleição terá que escolher cinco candidatos, existe uma programação da campanha de Paulo Martins que tem relação direta com o apoio do governador e do presidente da república junto aos prefeitos do Paraná. Assim, como os prefeitos estão entrando firmes nas campanhas de Ratinho e Jair Bolsonaro, o pedido agora é que façam o mesmo com a campanha de Paulo Martins.

Transporte Coletivo

A Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), do Governo do Estado, está finalizando uma pesquisa de opinião em todos os municípios locais. Através do site da Comec, os usuários de ônibus ou até mesmo qualquer cidadão interessado pode acessar a enquete e dar sua opinião a respeito do serviço de transporte coletivo que é oferecido em sua cidade. Segundo a Comec, independente, se o atendimento é feito pelo governo estadual ou prefeitura.

Pedágio

Ainda é uma incógnita a possível nova concessão das rodovias no Paraná. Enquanto isso, ao mesmo tempo que não existe cobrança de pedágio cresce a necessidade de manutenção das estradas, seja correção do asfalto nas pistas, sinalização e até mesmo corte de mato nos acostamentos. A questão da eleição presidencial tem um peso importante nesse futuro das privatizações no Paraná. Há quem acredite que dependendo do resultado eleitoral tudo pode mudar e o trabalho realizado até aqui volte ao nada.

RMC na eleição

Segundo informações da coordenação da campanha a reeleição do governador Ratinho Junior, todos os 29 prefeitos da Região Metropolitana estão apoiando sua candidatura. O único prefeito que ainda não havia estado com o governador para firmar o apoio era o de Quitandinha, Zé Quirera (Pros), que na semana passada confirmou que também estará na campanha de reeleição do governador. Essa é a primeira vez que todos os chefe do poder executivo da RMC caminham juntos num processo eleitoral estadual.

Coisa da política

Como acontece em toda campanha eleitoral, nessa época o que não falta são pessoas se apresentando nos municípios como representantes dos candidatos ao governo, principalmente quando é o caso do governador. Muitos prefeitos já receberam tantos coordenadores de campanha que não sabem mais nem a quem se reportar.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email