terça-feira, 22
 de 
junho
 de 
2021

Politicando 08/11/2019

Pesquisa

O IRG Instituto de Pesquisa com sede em Curitiba, lançou nas suas redes sociais uma enquete sobre aprovação ou não aprovação dos atuais prefeitos da região. Tão logo entraram no ar, as enquetes movimentaram as prefeituras e, principalmente, os cargos comissionados, tudo visando deixar o resultado mais positivo possível para os chefes do executivo.

Plano Diretor I

No início do ano, o Ministério Público do Paraná condenou o ex-prefeito de Tijucas do Sul, Altair Gringo, por ato de improbidade administrativa. A decisão decorreu de ação civil pública ajuizada pela 2ª Promotoria de Justiça de São José dos Pinhais por conta de três alterações irregulares do Plano Diretor do Município, promovidas pelo então gestor em 2013 e 2014. De acordo com a ação, o prefeito fez três modificações na legislação municipal sem cumprir os requisitos exigidos pelo Estatuto da Cidade (Lei 10.257/2001).

Plano Diretor II

O próprio Estatuto da Cidade estabelece como ato de improbidade administrativa o desrespeito a normas específicas nele consignadas quanto a mudanças no Plano Diretor. As mudanças eram realizadas por meio de proposição à câmara municipal de projeto de lei de autoria do poder executivo. Após intervenção do Ministério Público do Paraná, as alterações irregulares foram revogadas.

Plano Diretor III

A decisão do Ministério Público em relação ao município de Tijucas do Sul vem servindo de alerta para outros governantes da região metropolitana. Qualquer alteração de zoneamento precisa seguir um ritual legal, estabelecido pelo Estatuto das Cidades, além da recomendação de levar ao conhecimento do órgão metropolitano (Comec).

Valéria Borges. Foto: DivulgaçãoLapa

Uma das famílias mais tradicionais da Lapa, os Borges da Silveira, mantém importantes atividades na cidade, tendo como principal motivadora Valéria Borges. Inclusive, seu nome começa aparecer como uma opção na disputa pela prefeitura em 2020. Neste caso, sendo uma potencial candidata a vice-prefeita. Ontem, Valéria fez a abertura do 12º Festival de Cinema da Lapa.

CTenente

Muito provável o vereador e ex-prefeito de Campo do Tenente, Celso Wenski (PMDB), volte para a disputa da prefeitura no próximo ano. Existem indícios de que Wenski sai candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada por Cleomar Komarchewski, que é atualmente o vice.

Mandirituba I

Para ajudar as famílias que tiveram grandes prejuízos com a tempestade de granizo, a câmara de vereadores de Mandirituba repassou à prefeitura o valor de R$ 100 mil para a compra de folhas de amianto. De acordo com o presidente do legislativo, Fernando Teixeira (PMB), este recurso visa atender os moradores que em muitos casos tiveram que cobrir suas casas com lonas e não têm condições de fazer a reforma necessária.

Mandirituba II

A equipe de acompanhamento da revisão do Plano Diretor Municipal de Mandirituba esteve reunida com a Fundação de Apoio da Universidade Federal do Paraná (Funpar) nesta semana para firmar o início das atividades da revisão do documento. Contratada pela prefeitura, a Funpar fará todo o trabalho, que tem um longo trâmite pela frente e depois segue para anuência no governo do Estado. O prefeito Luis Antonio Biscaia (PSC) esteve acompanhando a reunião e vem participando ativamente do processo.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email