sexta-feira, 19
 de 
abril
 de 
2024

Politicando 08/03/2024

Politicando
Politicando

Janela partidária

O jornal O Regional traz hoje na página dois um texto extraído do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre a janela partidária que está aberta e com isso permite que vereadores em exercício possam trocar de partido sem perder o mandato. Será grande a movimentação em todas as cidades nos seus respectivos grupos políticos até o próximo dia 5, quando esse prazo será finalizado.

Chapas de vereadores

Para esse ano há uma alteração na composição das chapas de vereadores para a eleição municipal. O número de candidatos por chapa foi reduzido e com isso automaticamente haverá maior concentração de candidatos em uma única sigla. Também será menor o número de partidos, já que existiram algumas federações e coalisões partidárias. Outro fator muito relevante é a importância das candidaturas femininas, que obrigatoriamente precisam preencher 30% das chapas.

Rio Negro

Uma postagem nas redes sociais movimentou o meio político em Rio Negro e já resultou em muitas especulações sobre eventual retorno do ex-prefeito Milton Paizani como candidato a prefeitura na eleição municipal desse ano. Inclusive numa chapa com o ex-vereador Gari Vinicius. Os dois estiveram em Curitiba para reunião com o deputado estadual Alexandre Curi. Na pauta a eleição municipal rio-negrense.

Mandirituba

Três jovens podem disputar a prefeitura de Mandirituba neste ano e com isso marcar uma fase diferente na vida política da cidade. Além do já pré-candidato Felipe Machado, que desponta com certo favoritismo, outros dois nomes são cogitados como eventuais candidatos a prefeito, o vereador Guilherme Chuppell, que teria o apoio do grupo da prefeitura, e o empresário Danilo Palu, que seria uma terceira via.

Campo do Tenente

Em Campo do Tenente, a vereadora Solange Fávaro vem sendo apontada entre os grupos que pretendem disputar a eleição majoritária como uma excelente opção de candidata a vice-prefeita. Até o momento ela não se manifestou sobre o assunto, mas já é do seu conhecimento que convites neste sentido devem acontecer.

Lula I

Pesquisa AtlasIntel com 3134 pessoas e divulgada nesta semana mostra que pela primeira vez desde o início do mandato, a maioria dos brasileiros não aprova o governo do presidente Lula. A aprovação caiu de 52% para 47% entre janeiro e março. Antes vista como uma âncora de sustentação da aprovação do governo, a imagem negativa de Lula superou numericamente sua imagem positiva pela primeira vez desde agosto de 2022.

Lula II

A consequência disso para as eleições municipais ainda é muito precoce, até porque faltam sete meses para o pleito. No entanto, os números são sinais de alertas para o Partido dos Trabalhadores (PT) e seus aliados. As áreas de segurança pública, responsabilidade fiscal e justiça e combate à corrupção tiveram grandes aumentos em avaliações negativas entre janeiro e março.

Alep

Corre nos bastidores da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) a informação de que a eleição da nova mesa diretora, ou seja, para a presidência e demais cargos da casa, poderá ser antecipada para o mês de agosto. Dois nomes surgem como possíveis candidatos a presidente do legislativo estadual, são dos deputados Alexandre Curi e Marcel Michelletto.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email