segunda-feira, 25
 de 
novembro
 de 
2024

Politicando 07/10/2016

Eleições
Em se tratando dos dez municípios da região da Amsulep, exatamente na metade deles o grupo da situação saiu vencedor e na outra metade a oposição ganhou. Em Piên, Rio Negro, Campo do Tenente, Contenda e Fazenda Rio Grande o mesmo grupo continuará a frente das respectivas prefeituras. Já em Agudos do Sul, Tijucas do Sul, Mandirituba, Quitandinha e Lapa a oposição venceu e assumirá o governo local.
Mandirituba I
O prefeito eleito em Mandirituba, Luiz Antônio Biscaia (PSC), foi a grande surpresa da eleição na região e no município. Foi a primeira participação de Luiz Antônio em uma eleição e ele desbancou dois ex-prefeitos considerados favoritos para vencer a disputa na cidade. Luiz Antônio foi mais além, venceu com chapa pura e sem grande coligação. E ainda teve que contar com a confiança do eleitor quando os opositores divulgaram que sua candidatura havia sido anulada.
Mandirituba II
A câmara de vereadores de Mandirituba terá a maior renovação dos últimos tempos. Além disso, certamente será o legislativo mais jovem da região. Três jovens candidatos saíram vencedores no último final de semana, Felipe Machado (PDT), Bernardo Palu (PRB), e Diego Carvalho (PRB). É provável que dos demais eleitos, um deles possa ser convidado para assumir pasta no executivo.
Agudos do Sul
O ex-prefeito de Agudos do Sul, Zezo Pires (foto) (Dem), que bateu na trave na eleição passada na disputa por uma das vagas na câmara de vereadores, dessa vez foi eleito. Outro fato interessante é que Zezo Pires apoiou a prefeita eleita Luciane Teixeira (PMDB) e poderá ser o futuro presidente da câmara de vereadores.
Campo do Tenente I
O vereador Fuscão Quege (PPS) foi o mais votado em Campo do Tenente com números expressivos. Quem também garantiu vaga na câmara municipal de vereadores foi o ex-prefeito Celso Wenski (PMDB).
Campo do Tenente II
Eleito com mais de 51% dos votos, o prefeito Jorginho Quege (PMDB), aproveitou a campanha para visitar todas as comunidades e avaliar o serviço realizado pela sua equipe. Em contato com os eleitores, Quege constatou que mudanças terão que ser realizadas no quadro funcional da prefeitura. “Acredito que vamos mudar cerca de 50% da equipe de trabalho. Isso dará um novo ânimo e será benéfico para uma nova gestão que será iniciada no próximo ano”, justificou Quege.
Piên
Câmara Municipal de Piên. Foto: Arquivo/O RegionalNo município de Piên a renovação na câmara municipal de vereadores será superior a 50%. Nomes tradicionais da política local que disputaram a eleição para o legislativo não conseguiram êxito. Dos atuais vereadores, apenas três vão prosseguir na casa. Seis cadeiras receberão estreantes na câmara.
Contenda
A reeleição do vereador Gilmar Carpejani (PSC), em Contenda, levando em consideração a votação recebida, mostrou que ele poderia ter postulado a disputa do poder executivo. Carpejani foi o vereador mais votado com 882 votos. Segundo ele, a decisão de concorrer a prefeito do município foi postergada, mas não abandonada.
Rio Negro
O candidato a reeleição para a prefeitura de Rio Negro, Milton Paizani (PSDB), continuará não tendo nenhuma dificuldade na câmara de vereadores. Com a maior votação da história do município e a mais expressiva da região, Paizani fez também todos os vereadores no legislativo. Terá mais quatro anos de total sossego na gestão em se tratando da câmara municipal.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email