segunda-feira, 22
 de 
julho
 de 
2024

Politicando 07/06/2024

Politicando
Politicando

Rio Negro I

Foi lançada oficialmente no último fim de semana a pré-candidatura do ex-vereador e radialista Gari Vinicius a prefeitura de Rio Negro. Inclusive, o nome do pré-candidato a vice-prefeito também já foi definido e será Rodrigo Gondro. Os dois são os candidatos do grupo da situação, que tem na liderança o atual prefeito Professor James e o ex-prefeito Milton Paizani. Durante o encontro foram apresentados os 84 pré-candidatos a vereador.

Rio Negro II

A princípio a eleição para a prefeitura de Rio Negro está sendo desenhada com a participação de três candidaturas. Além de Gari Vinicius, outros dois nomes trabalham como pré-candidatos a prefeito na cidade, o ex-prefeito Alceu Swarowski, e o atual vice-prefeito Alessandro von Linsingen.

Mandirituba

A pré-campanha eleitoral em Mandirituba, que por sinal caminha de forma muito tímida, ganhou um ingrediente diferente nos últimos dias com a presença do jovem empresário Danilo Palú divulgando materiais sobre a cidade e seus potenciais e desafios. Como ele está filiado em partido da base do prefeito Luis Antonio Biscaia, já cogita-se que ele pode ser o candidato da situação.

Ônibus Metropolitano

As primeiras semanas do funcionamento do ônibus metropolitano ligando as cidades de Quitandinha, Campo do Tenente e Rio Negro vêm sendo positivo em se tratando de passageiros transportados. Vale destacar que Rio Negro é Comarca das outras duas cidades e a presença do transporte metropolitano favorece de forma significativa para quem depende dos serviços da Comarca.

Saúde

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, anunciou ontem seu desligamento do governo do Estado, voltando a sua cadeira de deputado federal. A notícia surtiu curiosidade no meio político, mas há explicação. Beto Preto quer ficar disponível e habilitado para concorrer a prefeitura de Apucarana, sua cidade, caso o seu candidato não se mostre viável.

Cursos I

Estão abertas as inscrições para a oficina Controle Interno: Estrutura, Atribuições e Plano Anual de Fiscalização, que a Escola de Gestão Pública do Tribunal de Contas do Estado do Paraná realizará em Curitiba na próxima quarta-feira (12 de junho). A capacitação será ministrada, das 8h30 às 17 horas, no auditório do TCE-PR, localizado no bairro Centro Cívico. A oficina é dirigida aos controladores internos e integrantes de equipes das Unidades Centrais de Controle Interno (UCCIs) dos órgãos municipais e estaduais. Os professores são a coordenadora de Fiscalização da Quinta Inspetoria de Controle Externo (5ª ICE) do Tribunal, Ely Celia Corbari; e Guilherme Arruda, assessor técnico daquela unidade.

Cursos II

O programa dessa capacitação inclui as atribuições e o processo de fiscalização realizado pelas UCCIs; as atividades de auditoria e suas fases: planejamento, execução e relatório; como definir um Plano Anual de Fiscalização executado pela UCCI e como executar auditorias com base em riscos. A EGP já oferece, em seu portal, um curso online sobre Controle Interno. Ele é formado por seis módulos, que detalham os instrumentos legais e a estruturação de uma UCCI. Para ter acesso à capacitação, é preciso cadastrar-se gratuitamente no portal da EGP. Antes de participar da oficina presencial, os inscritos deverão fazer esse curso online, para nivelar conhecimentos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email