O governo do estado anunciou ontem a intervenção nas seis concessionárias de pedágio do Paraná. Curiosamente, a decisão foi tomada a três dias da eleição, quando a governadora Cida Borguetti (PP) concorre à reeleição e trabalha para ir ao segundo turno. A intervenção, no entanto, não resultará em nenhuma alteração no valor das tarifas do pedágio. O governo informou que as praças de pedágio terão uma ação fiscalizatória de coronéis reformados da Polícia Militar.
Pedágio II
Até ontem na parte da manhã os adversários da governadora Cida Borghetti, ou seja, os demais candidatos ao governo, não haviam se pronunciado a respeito do anúncio em relação às concessionárias do pedágio. Nos bastidores das campanhas eleitorais, o principal comentário é que a ação tomada neste momento pelo governo estadual tem intenção puramente política. Cida Borghetti não participou do anúncio.
Eleição I
A Justiça Eleitoral distribuiu nota informando que vai ampliar a fiscalização a partir de hoje até o próximo domingo sobre atos ilícitos como o derrame de material de propaganda nas ruas próximas aos locais de votação, boca de urna, transporte de eleitores e o oferecimento de dinheiro, combustível e demais vantagens às pessoas como cooptação de votos. A Justiça Eleitoral pede a contribuição da população para que, através de fotos e vídeos, auxilie na fiscalização.
Eleição II
Hoje e amanhã os institutos de pesquisas divulgam as últimas sondagens sobre as disputas eleitorais. Tanto no Brasil como também no Paraná a grande expectativa é em relação ao resultado de domingo. Em se tratando da eleição para presidente as últimas pesquisas mostram uma tendência de segundo turno. Já na eleição estadual os últimos números apresentados pelos institutos mostram possibilidade da eleição já ser decidida neste domingo.
Eleição III
Ainda em se tratando do Paraná, o que deverá ser emocionante no domingo é a eleição para o Senado. Comenta-se nos bastidores das campanhas majoritárias que a disputa está bastante embolada, com pelos menos cinco candidatos com chance de eleição. Como neste ano o eleitor tem dois votos para senador, qualquer pesquisa a respeito pode ser contrariada na hora da contagem oficial.
Renovação
Não há grande expectativa em relação a renovação política na Câmara Federal e Assembleia Legislativa, até porque, há um desequilíbrio na concorrência entre quem já tem mandato com aqueles que estão estreando na disputa. Um dos novos que deverá conquistar vaga na Assembleia é o ex-presidente da Associação dos Municípios do Paraná, Marcel Michelleto (foto).
CTenente
A câmara de Campo do Tenente está inovando e já colocou em fase de testes a transmissão das sessões através da internet. A presidente da casa, Solange Favaro (PSB), disse que vai apresentar na próxima semana quais são os detalhes e o objetivo deste novo canal de comunicação com a população. “Estamos promovendo principalmente a transparência dos trabalhos na casa e acreditamos que dessa forma favorecemos o acompanhamento das sessões pela comunidade local”, descreveu.
Tijucas do Sul
O tom das críticas entre a prefeitura e câmara de vereadores de Tijucas do Sul se elevou nesta semana. O prefeito Cesar Matucheski (PSDB) teria solicitado informações sobre a empresa contratada para realização de auditoria. O questionamento não foi bem aceito pelos vereadores, que responderam ampliando as cobranças sobre as atividades da prefeitura. O presidente da casa, Zé Antônio (Pros), criticou a atual gestão com reclamações nas áreas de saúde, iluminação pública e estradas.