segunda-feira, 22
 de 
julho
 de 
2024

Politicando 05/07/2024

Politicando
Politicando

Fim de mandato I

Em outubro, os paranaenses elegerão prefeitos e vereadores dos 399 municípios do estado para o quadriênio 2025-2028. Para auxiliar os agentes públicos que neste ano concluem a atual gestão (2021-2024), o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) está realizando a oficina Vedações em Período Eleitoral e Encerramento de Mandato. A oficina acontecerá em Curitiba no dia 18 de julho das 8h30 às 17 horas, no auditório do Palácio das Araucárias, no bairro Centro Cívico. As inscrições são gratuitas e estão abertas no portal da Escola de Gestão Pública (EGP) do Tribunal.

Fim de mandato II

Além da oficina, o TCE-PR disponibilizou aos gestores municipais versão atualizada do Manual de Encerramento de Mandato. O público-alvo da oficina é formado por prefeitos e vereadores que estão encerrando a gestão ou legislatura 2021-2024, além de servidores de prefeituras e câmaras municipais. Gasto com pessoal, dívida pública, restos a pagar, publicidade institucional, transferências voluntárias, remuneração de prefeitos e vereadores estão entre os temas a serem tratados.

Mandirituba

O grupo de situação em Mandirituba, ou seja, do prefeito Luis Antonio Biscaia, definiu os pré-candidatos da chapa majoritária para a eleição desse ano. Trata-se do jovem Danilo Palú, como pré-candidato a prefeito, e o ex-secretário Bernardo Junior para vice-prefeito. Os dois já iniciaram a pré-campanha com uma série de visitas as comunidades locais. Agora a grande expectativa é para a escolha do candidato a vice-prefeito na chapa de Felipe Machado, que já é declaradamente pré-candidato a prefeito do município.

Quitandinha

A cidade de Quitandinha parece que vai manter a tradição de ter candidata mulher na disputa pela prefeitura do município. A professora e empresária Karina Ribas, filiada ao PSD, já anunciou que pretende lançar seu nome nas eleições desse ano como candidata a prefeita. Conta ao seu favor o eventual apoio do Governo do Estado, por estar filiada ao mesmo partido do governador, e a possível união do grupo de oposição a atual gestão.

Agudos do Sul

Eleição municipal desse ano pode unir dois grupos que até então não cogitavam estar juntos no pleito em Agudos do Sul. Trata-se dos grupos do ex-prefeito Antonio da Luz, e da ex-prefeita Luciane Teixeira. Os dois devem ficar de fora da disputa, mas terão seus filhos formando chapa majoritária. A união ainda não foi consumada, mas é dado como certa nos bastidores da política local.

São José

 

 

 

 

 

 

 

 

Ontem o governador em exercício Darci Piana e o presidente da Agência de Assuntos Metropolitanos – Amep, Gilson Santos, lançaram a linha Barreirinha/São José que beneficia diretamente mais de 20 mil pessoas. A ligação parte de São José dos Pinhais e atravessa Curitiba, com inúmeras opções de embarques e desembarques, inclusive com integração no Terminal do Guadalupe.

Agricultura
O Prêmio Orgulho da Terra 2024 recebe até o dia 10 de julho as indicações de técnicos agrícolas sobre produtores rurais que se destacaram neste ano em boas práticas do agronegócio, com base nos pilares social, ambiental e econômico. Em sua quarta edição, o prêmio incluiu neste ano a Hortifruticultura. Os troféus serão entregues a 22 homenageados em Curitiba, no mês de novembro.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email