sexta-feira, 26
 de 
abril
 de 
2024

Politicando 04/12/2020

Governador

Folha de São Paulo e UOL trouxeram nesta semana reportagens falando do desempenho do governador Ratinho Júnior nas eleições no Paraná. O principal destaque foi para a eleição dos candidatos que concorreram pelo PSD, quase um terço do número de prefeituras do estado todo. Com isso, Ratinho Junior se cacifou como um dos maiores cabos eleitorais do PSD no país.

Prefeituras

O fortalecimento do governador Ratinho Júnior poderá resultar na migração de vários prefeitos eleitos por outros partidos para aquelas siglas que são base de apoio no atual governo estadual. Além do PSD, o Republicanos e o PSC são partidos que estão muito alinhados com o governo.

Câmara de vereadores de Piên. Foto: Arquivo/O RegionalPiên

Nesta semana não houve sessão legislativa em Piên. Após constatação de que um dos vereadores contraiu Covid-19, o presidente da casa recebeu orientações da Vigilância Sanitária, as quais foram cumpridas, segundo informações do legislativo. Foi solicitado o fechamento da câmara e a quarentena das pessoas que tiveram contato com o infectado. Houve também desinfecção predial na última quarta-feira. Agora a situação está a cargo da Secretaria de Saúde, que após vistoria nas instalações vai informar a data em que será possível reabrir o imóvel.

Agudos do Sul

O vereador Jessé Zoellner (PP), de Agudos do Sul, comemorou ontem a sua reeleição para o legislativo. Sua votação havia sido anulada sub judice e ele tinha apresentado recurso da sentença que colocava como improcedente o registro de sua candidatura devido a quatro multas no Tribunal de Contas, das quais foi recorrido. Segundo ele, essas multas não podem ser consideradas como responsabilidade no processo legal e seus advogados conseguiram reverter a situação no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e validar os votos.

Transição política

O clima eleitoral ainda persiste em algumas cidades da região, prova disso é que a necessária transição política administrativa entre prefeito atual e o eleito não foi iniciada. Em outros casos houve um primeiro contato, mas nenhuma troca de informações efetiva e que pudesse contribuir para o início de um mandato.

PSS I

Como parte das medidas para conter a circulação do novo coronavírus no Paraná, o governo estadual vai adiar em uma semana a prova de conhecimentos do Processo Seletivo Simplificado (PSS) para a contratação de professores temporários para a rede estadual de ensino. O teste agora será aplicado no dia 20 de dezembro ao invés do dia 13. O processo segue com as mesmas regras, apenas a data da prova foi adiada. A lista final dos candidatos com inscrição deferida e os locais de prova serão divulgados em breve.

PSS II

O governo ressalta que serão tomadas todas as medidas de segurança e de higiene para a realização da prova. No dia da avaliação, os locais de teste serão higienizados previamente e terão álcool gel à disposição para manuseio de objetos. Será obrigatório o uso de máscara e todos os envolvidos vão passar por medição de temperatura na entrada. Os candidatos também vão receber orientações para o distanciamento social na chegada e as carteiras terão espaçamento mínimo de 1,5 metro.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email