sexta-feira, 22
 de 
novembro
 de 
2024

Politicando 04/11/2022

Politicando
Politicando

Eleições I

O Brasil saiu dividido da eleição nacional e vai precisar trabalhar essa questão nesses próximos dois meses. Se for respeitar a democracia não há mais nada a ser feito além de aceitar o resultado e torcer para que o novo governo seja de mais acertos do que erros.

Eleições II

A corrupção existente nos governos do Partido dos Trabalhadores ficou evidenciada através da operação Lava Jato, que por sinal, recuperou milhões de reais dos desvios promovidos principalmente na relação das empresas e políticos com à Petrobras. Agora, o PT volta ao poder com seu líder maior, o ex-presidente Lula. A pergunta que fica é se o partido vai fazer diferente e buscar se redimir com o país.

Eleições III

A ala do presidente Jair Bolsonaro (PL) vem buscando nos últimos dias entender o resultado e até mesmo encontrar justificativas para a não reeleição. Não faltam fatos, desde a própria postura do presidente ao longo dos últimos anos e seus pronunciamentos e compra de brigas desnecessárias até mesmo a ausência de uma comunicação mais expressiva dos feitos realizados. Em resumo, não faltam motivos.

Eleições IV

A grande questão em relação ao futuro governo é a Econômica. O presidente eleito Lula (PT) terá que ser rápido em dar uma resposta a todas as expectativas criadas, principalmente no que trata da geração de emprego e renda. Seu discurso foi totalmente voltado a esse setor e uma distorção neste sentido, ou seja, a falta de resposta, poderá causar um governo com muitas turbulências. A grande expectativa é o anúncio da equipe que vai comandar a economia.

Paraná

A partir da próxima semana o governador Ratinho Júnior (PSD) deverá anunciar os primeiros nomes do seu segundo governo. Ratinho vinha aguardando o resultado da eleição presidencial. Ele apoiou a reeleição do presidente Bolsonaro e agora, com resultado contrário, provavelmente terá que repensar estratégias para compor um governo que converse com a estrutura federal.

Municípios I

Os próximos dois meses do ano serão de ressaca da eleição presidencial e muitos comentários em relação ao novo secretariado do governador Ratinho Júnior. Depois, virado o ano, já entra no cenário do mundo político as eleições municipais e aí toda a estratégia política se volta para as configurações nos municípios. Existem muitas federações partidárias e fusões de partidos que vão alterar quadros e consequentemente fazer com que muitos políticos troquem de partidos.

Municípios II

Existe uma grande tendência que o número de partidos seja menor nas próximas eleições. Há, por exemplo, uma expectativa de nova fusão de siglas. Seria a união de Cidadania, PSDB e Podemos. Com isso, mais uma mudança nas configurações partidárias no país e consequentemente nas cidades.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email