Governo estadual
Ontem foi o último prazo para descompatibilização para secretários municipais ou membros de órgãos congêneres, membros de entidades mantidas pelo poder público (dirigente, administrador, representante) e integrantes de fundações públicas em geral (dirigente) que desejam se candidatar a prefeito ou vice-prefeito. Uma das expectativas era em relação a decisão do secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano – Sedu, Ratinho Junior (PSD). Ele permanece no governo, abre mão da candidatura a prefeito em Curitiba e volta todas suas atenções para a candidatura ao governo estadual em 2018.
Mandirituba
O empresário Luiz Antônio Biscaia (PSC) realizou o primeiro encontro político na última semana e manteve o discurso da candidatura a prefeito em Mandirituba com Rosilene Vonsovski (PSC) como candidata a vice-prefeita. Ele disse que ao longo dos anos sempre apoiou através das suas empresas as ações nas comunidades e contribui com a geração de emprego e renda no município. Luiz Antônio acredita que uma candidatura é aguardada pela população local.
Piên I
Dois filiados ao PSD em Piên dão sinais de interesse na disputa política no município. O empresário Afonso Tascheck já colocou seu nome à disposição do partido para candidatura majoritária. Tem disposição pela disputa da prefeitura. Outro que não esconde o interesse pela participação no pleito é o empresário Toninho Silva, que inclusive se descompatibilizou da presidência da Apae na cidade.
Piên II
Quem se afastou do cargo em comissão da prefeitura de Piên foi o secretário de planejamento Loir Dreveck (PMDB). Ele é uma das opções do grupo da situação para concorrer ao cargo de prefeito. Em 2008, quando era secretário do ex-prefeito Francisco Marques, Loir recusou disputar a prefeitura e posteriormente apoiar o também secretário Claudemir de Andrade. Agora, curiosamente, voltam ao cenário em lados opostos.
Quitandinha I
A expectativa pela participação do ex-prefeito de Quitandinha, Neco Prado (PDT), na eleição desse ano ainda não está sanada. Por estar ocupando cargo em comissão no município de Curitiba, onde é secretário de Assuntos Metropolitanos, há um entendimento jurídico que ele não precisa se descompatibilizar. A descompatibilização só seria necessária se ele fosse comissionado em Quitandinha, onde eventualmente poderá ser candidato a prefeito.
Quitandinha II
De concreto em Quitandinha é a candidatura a prefeito da ex-vice-prefeita, Maria Julia (PSDB). Outros dois concorrentes ainda não estão totalmente definidos, que seriam o atual prefeito Marcio Rato (PMDB) e o ex-prefeito Zé Quirera (Dem). Outra grande incógnita no município é a composição das chapas com candidatos a vice-prefeito. É possível que existam novidades nas próximas semanas.
Tijucas do Sul
O prefeito de Tijucas do Sul, Altair Gringo (PP), comentou nesta semana que há uma avaliação da sua equipe da necessidade de maior atenção ao perímetro urbano da cidade. Inclusive, na eleição passada, houve grande diferença de votos no centro. Gringo destaca que recentemente a inauguração de nova unidade de saúde, quadra esportiva e reforma de prédios públicos somam-se nos investimentos na área central. O prefeito lembra, porém, da dificuldade da captação de recursos devido à crise política e econômica.
Agudos do Sul
Em Agudos do Sul, o Zico da Agropecuária (PSB) já declinou da participação na eleição de outubro próximo. Alguns anos atrás, ele também era ligado ao comerciante Iwerson Pires (DEM), que aparece como principal candidato da oposição. O ex-vice-prefeito Augustinho Treméa (PP) comentou nesta semana da dificuldade de emplacar candidatura que não seja ligada às famílias tradicionais do município.