Associação dos Municípios I
No próximo dia 3 de abril acontece a eleição da nova diretoria da Associação dos Municípios do Paraná (AMP). Trata-se da principal entidade estadual que atua na defesa das prefeituras. O atual presidente é o prefeito de Santo Antonio do Sudoeste, Ricardo Antonio Ortina (PR), que não deverá disputar a reeleição. Para concorrer os interessados devem estar em dia com a entidade, principalmente no pagamento das mensalidades.
Associação dos Municípios II
Nenhum dos dez municípios da região vem sendo representado nas últimas eleições e diretorias da Associação dos Municípios do Paraná (AMP). A entidade tem se caracterizado nos últimos anos por ter na sua direção prefeitos das regiões norte e sudoeste do Paraná.
Governo
A vice-governadora do estado, Cida Borghetti (PP), tem aproveitado todas as ocasiões possíveis para marcar presença nos municípios paranaenses. Boa parte das agendas contam, inclusive, com a participação do esposo e ministro da Saúde, Ricardo Barros (PP). Cida é declarada candidata ao governo do Paraná em 2018 e conta com o afastamento do governador Beto Richa (PSDB) em abril do próximo ano.
Presidência
O senador Álvaro Dias (PV) deve anunciar até junho próximo se será ou não candidato a presidência da República. Há muita especulação sobre uma eventual troca de partido, já que o Partido Verde (PV) não possui representatividade em regiões importantes do país. A decisão de Álvaro Dias não tem relação com a definição do irmão, Osmar Dias (PDT), que deve disputar o governo estadual.
Partidos
No Paraná também fala-se muito numa rodada de troca de partidos entre nomes importantes do cenário político. Osmar Dias, por exemplo, poderá deixar o PDT dependendo das coligações na esfera federal. O ex-prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT), deverá fazer o mesmo. Quem também estará em partido novo nos próximos meses é o ex-prefeito de Pinhais, Luizão Goulart.
Quitandinha
A prefeita de Quitandinha, Maria Julia (PSDB), tem acompanhado de perto as ações na área de saúde. Ela não cansa de frisar que o setor receberá total atenção no seu governo. “Vamos trabalhar paralelamente nas obras físicas e no atendimento humanizado. Lembrando que serviços básicos como aferimento de pressão, testes glicemia, entre outros, não podem faltar em nenhum momento”, disse.
Mandirituba
Em Mandirituba, o prefeito Luís Antônio Biscaia (PSC), vem concentrando atenção na reorganização financeira da prefeitura e negociação de dívidas. O principal objetivo neste curto prazo é a obtenção da certidão negativa de débitos junto ao Tribunal de Contas do Estado. Sem a certidão, o município fica impedido de assinar convênios e receber determinados recursos.
Piên
Muitos populares não entenderam a necessidade criação de uma CPI na câmara de vereadores para tratar do caso do ex-presidente da casa, Leonides Maahs, que foi preso acusado de ser um dos mandantes do assassinato do prefeito eleito Loir Dreveck. A população esperava que diante dos fatos já apontados pela polícia, os vereadores decidissem pela suspensão do mandato. Nas próximas semanas, a câmara de vereadores deverá realizar nova eleição para a presidência e ainda convocar o vereador suplente de Maahs.
Campo do Tenente
O prefeito de Campo do Tenente, Jorginho Quege (PMDB), estabeleceu metas para a equipe de servidores comissionados da prefeitura, principalmente os que ocupam cargos de chefia. Jorge informou que após 90 dias de gestão fará uma avaliação dos resultados e, se necessário, haverá substituição ou mudanças.