sábado, 25
 de 
maio
 de 
2024

Politicando 01/11/2023

Politicando
Politicando

Curitiba I

A Paraná Pesquisa divulgou ontem a primeira sondagem feita pela empresa para a corrida eleitoral do próximo ano na capital do Estado. No cenário mais completo, com maior número de candidatos, o ex-procurador da Lava Jato, Deltan Dallagnol (Novo) lidera com 15,5% das intenções de voto. Na sequencia vem Ney Leprevost (UB) com 14,7%, Luciano Ducci (PSB) com 14,5%, Beto Richa (PSDB) com 13,7%, Eduardo Pimentel (PSD) com 10,8%, Paulo Martins (PL) com 7,5%, Carol Dartora (PT) com 5,5% e Maria Vitória (PP) com 4,1%.

Curitiba II

Quando a Paraná Pesquisa tira do cenário os nomes de Deltan Dallagnol e Ney Leprevost quem assume a liderança da sondagem é o deputado federal Luciano Ducci, que vem tentando viabilizar uma frente de esquerda com o apoio do PT, PDT e PV. Existe nos bastidores comentários de que o deputado estadual Goura (PDT) poderá ser candidato a vice-prefeito na chapa com Ducci.

Contenda

Em Contenda a disputa eleitoral pela prefeitura em 2024 já tem pelo menos quatro pré-candidatos, todos muito bem conhecidos da população local. Trata-se do atual prefeito Mostarda (UB) que naturalmente concorrerá a reeleição, do ex-prefeito Carlão Stabach (MDB), do ex-vice-prefeito Ataulzinho e do atual vice-prefeito Gilmar Carpejani. Se realmente se confirmar os quatro nomes no pleito, é esperada a eleição mais disputada do município nos últimos anos.

Transporte Metropolitano

O Governo do Estado, através da Agência de Assuntos Metropolitano (AMEP), realizou ontem uma reunião do Conselho Metropolitano do Transporte Coletivo para tratar de questões relacionadas a licitação do transporte, destacando que o tema impacta diretamente os 29 municípios que fazem parte da RMC. Notou-se, no entanto, que alguns municípios da região não se fizeram presentes, perdendo a oportunidade de debater um tema que é crucial para a vida das pessoas.

Chuvas

A intensidade das chuvas nas últimas semanas tem afetado drasticamente todos os municípios da região. Em virtude dos desalojados, Rio Negro é quem enfrenta o pior drama com a suba do nível do rio. Nas demais cidades o impacto é grande principalmente nas estradas, as quais foram terrivelmente danificadas pela força da água, a qual comprometeu bueiros, provocou deslizamentos de terra e quedas de árvores. Com o orçamento bastante apertado, os gestores estão preocupados em captar recursos extras que possibilitem recuperar as estradas, no entanto, este será um desafio espinhoso e bastante complexo com a proximidade do final do ano.

Piên I

O Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR) aprovou as contas do exercício financeiro de 2022 da prefeitura de Piên. Assim como no primeiro ano de mandato, o prefeito Maicon Grosskopf (Republicanos) teve suas contas do ano passado aprovadas sem ressalvas. Na análise do TCE, os setores da Educação e da Saúde foram os mais bem avaliados, com notas superiores as médias da região e do Estado. A documentação agora será enviada para a câmara de vereadores a qual irá deliberar sobre o tema.

Piên II

A movimentação no cenário político da cidade tem se intensificado nas últimas semanas. Além dos convites para filiação de pré-candidatos a vereador, os grupos políticos estão analisando quais os nomes vão compor a chapa para a disputa majoritária. O número de candidatos a prefeito é ainda uma grande incógnita e diversos nomes estão sendo ventilados. De certo mesmo é a chapa da situação, que deverá seguir encabeçada pelo prefeito Maicon Grosskopf, mantendo o nome do vice-prefeito Pedrinho da Farmácia (PV).

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email