domingo, 7
 de 
agosto
 de 
2022

Polícia Militar deflagra operação na Região de Curitiba e Litoral

Polícia Militar. Foto: Soldado Feliphe AiresO 6º Comando Regional da PM deflagrou nesta segunda-feira (12) uma operação nos 16 municípios da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e do litoral do estado. A ação tem o envolvimento dos quatro batalhões pertencentes ao 6º CRPM, principalmente nos locais com maior incidência criminal.

Os trabalhos são por conta da maior circulação de dinheiro proveniente dos saques de contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) liberados a partir do último fim de semana. O lançamento da operação foi na sede do 17º Batalhão, em São José dos Pinhais.

“Estamos desenvolvendo atividades para combater a criminalidade e proporcionar mais segurança à população tanto nas áreas residenciais quanto nas áreas comerciais”, disse o comandante do 6º Comando Regional, coronel Chehade Elias Geha. Segundo ele, devido a mais uma etapa de liberação dos saques de contas inativas do FGTS e o aumento na circulação de dinheiro, a PM montou essa operação para redução dos crimes de furto e roubo.

A atuação da Polícia Militar será por meio de patrulhamento a pé e motorizado, patrulhamento ostensivo e de equipes à paisana, além de bloqueios de trânsito e operações de saturação nas áreas mais sensíveis dos municípios a fim de localizar drogas, armas de fogo e outros produtos ilícitos, bem como pessoas foragidas da justiça e veículos com alerta de roubo ou furto.

Também haverá a utilização de módulos móveis em locais estratégicos com policiamento fixo, favorecendo o contato com cidadãos que queriam repassar informações e denúncias. Nesses casos, as pessoas devem repassar o máximo de detalhes e informações que auxiliem na identificação e localização de possíveis suspeitos a uma equipe pessoalmente ou pelo telefone 190.

A operação envolve integrantes das Rondas Ostensivas Tático Móveis (Rotam), das Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (Rocam), dos Serviços Velados e das Radiopatrulhas (RPAs) do 9º Batalhão (todos os municípios do Litoral), 17º Batalhão (zona sul da Região Metropolitana), 22º Batalhão (zona norte da Região Metropolitana) e Batalhão de Polícia de Guarda (Piraquara). Além disso, há previsão de uso de uma aeronave do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA).

Litoral – Nos municípios litorâneos, atendidos pelo 9º Batalhão, os militares atuam nos principais eixos comerciais e residenciais, inclusive com apoio da Ação Integrada de Fiscalização Urbana (Aifu) em Guaratuba na fiscalização e vistoria aos estabelecimentos comerciais que possam estar com irregularidades.

Estiveram no lançamento dos trabalhos  o comandante do 6º CRPM, coronel Chehade Elias Geha; o chefe do Estado Maior do 6º CRPM, tenente-coronel Maurício Cesar de Moraes; o comandante do 17º Batalhão, tenente-coronel William Kuczynski; o comandante do Batalhão de Polícia de Guarda, tenente-coronel Eroni Roberto Antunes; e o comandante do 22º Batalhão, tenente-coronel Sergio Augusto Ramos.

Também compareceram o vereador de São José dos Pinhais, Professor Abelino; o presidente do Conseg de São José dos Pinhais (Conselho Comunitário de Segurança Pública), Antônio Carlos Pedroso; o coronel da reserva remunerada e corregedor da Guarda Municipal de São José dos Pinhais, Irineu Ozires Cunha; e o secretário de Ordem Pública de Quatro Barras, Fabrício Figueira.

Fonte: AEN

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email