Foram apreendidas nas duas cidades mais de 490 metros cúbicos de madeira, que seriam oriundas do desmate ilegal de araucárias e imbuias. Oito pessoas foram encaminhadas para assinatura de termo circunstanciado por crimes ambientais
Uma operação de fiscalização em serralherias realizada pela Polícia Militar (PM) em Piên e Rio Negro resultou na apreensão de mais de 490 metros cúbicos de madeira, oriundas do desmate ilegal de Araucárias e Imbuias, na última segunda-feira. A ação contou com equipes de Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam) do Batalhão de Polícia Ambiental – Força Verde (BPAmb-FV), com apoio do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA).
Além da apreensão das madeiras, oito pessoas foram encaminhadas para assinatura de termo circunstanciado por crimes ambientais e oito armas de fogo foram apreendidas. Os militares estaduais também emitiram 29 autos de infração ambiental (AIA) que totalizaram mais de R$ 728 mil.
O comandante do BPAmb-FV, Valmir de Souza, detalhou que durante a ação, as equipes policiais constataram ainda 29 hectares de área desmatada. “Esta operação demonstra o trabalho que é realizado para coibir o desmate e serralherias ilegais não só na região, mas em todo o Paraná, com equipes atuando diariamente”, afirmou
A operação foi desencadeada a partir de diversas denúncias feitas ao Disque-Denúncia 181 sobre o funcionamento de serralherias ilegais em Rio Negro e região.