sexta-feira, 3
 de 
dezembro
 de 
2021

Pinhais tem mais de 1,3 mil empresas abertas em 2021

Pinhais tem apresentado resultados positivos na abertura de novos empreendimento. Foto: Roberto Dziura Jr/Prefeitura de Pinhais
Conforme levantamento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, de janeiro a julho deste ano, o número de novos alvarás de funcionamento foi de 1.320

 

A Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, idealizou o Programa de Recuperação das Atividades Econômicas do Município (Superação) para fortalecer e fomentar as atividades do setor, o qual também tem resultado na abertura ou a vinda de novas empresas para o município. Com um trabalho coordenado e ações para potencializar o desenvolvimento econômico local, o município implantou o Novo Alvará Integrado, uma medida que reuniu em um só departamento as equipes responsáveis pela consulta comercial, o cadastro econômico e a elaboração e acompanhamento do processo junto aos órgãos de fiscalização, até a liberação do alvará de funcionamento e emissão de Nota Fiscal.

A esta medida, soma-se a parceria promovida com a Junta Comercial do Paraná, em que servidores da pasta fazem a relatoria dos processos, contribuindo para a celeridade dos registros comerciais. De acordo com o levantamento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, por meio do Departamento de Apoio a Indústria e Comércio, no período de janeiro a julho deste ano, o número de novos alvarás de funcionamento foi de 1.320, sendo que houve um recorde de consultas comerciais por meio do Rede Sim (3.100), sistema informatizado para abertura e registro de empresas.

Um exemplo é a vinda de cinco empresas do Grupo OM para o município, que conta com sedes administrativas instaladas em Curitiba, e no final de junho e início de julho, foi realizada a transferência para Pinhais.  Segundo relato do diretor Administrativo Financeiro, Edson Luís Cesar, esse é um procedimento complexo, mas o trabalho e o atendimento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico foi positivo, pois em dois dias, as empresas já concluíram a transferência de domicílio. “Avaliando o processo foi muito bom. Ficamos impressionados, pois não estávamos acostumados com toda atenção e agilidade. Temos que parabenizar a prefeitura de Pinhais pela forma de condução. Tivemos reuniões com alguns departamentos e isso foi muito importante pelas orientações e informações recebidas. Então, já viemos para Pinhais com bastante segurança. Isso é um ponto fundamental, afinal, tive que transmitir essa questão aos presidentes das empresas, ainda mais em um período crítico, sendo fim e início de mês, com notas para faturar, e você precisa se desligar de um local e já ir para o outro. Destaco a seriedade e o comprometimento que a Prefeitura tem com as empresas que estão vindo e para que tudo funcione bem, isso é um padrão que dá bastante segurança”, declarou.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, José Martins, comemorou o número expressivo de novas empresas no município e ressaltou que este resultado é fruto do trabalho e das ações idealizadas pelo município. “É nossa missão manter a equipe sintonizada com esse novo momento. Sabemos da importância de facilitar a vida de quem deseja trazer desenvolvimento econômico para nossa cidade. É gratificante saber que a nossa equipe entendeu essa necessidade e está dando uma excelente resposta”, afirmou.

Para a prefeita Marli Paulino, os resultados demonstram o avanço e o desenvolvimento do setor econômico foi comemorado pela prefeita Marli Paulino. “Analisando este número positivo destes sete primeiros meses do ano, podemos frisar que é resultado de uma gestão eficiente que busca sempre aplicar todos os recursos com responsabilidade, fazendo com que o município esteja cada vez mais preparado para receber novas empresas”, destacou.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email