Evento de lançamento integrou a programação do aniversário de 32 anos do município. Iniciativa é uma modalidade diferenciada de acolhimento para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade
Em evento alusivo à programação do aniversário de 32 anos do município, na última segunda-feira (04), a prefeitura de Pinhais lançou do Serviço Família Acolhedora (SFA). Instituída pela Lei Municipal nº 2.890/2023, a iniciativa é uma modalidade diferenciada de acolhimento para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.
O SFA ocorre em lares de famílias devidamente cadastradas e preparadas para receber temporariamente crianças e adolescentes afastados de suas famílias naturais, ao contrário das instituições tradicionais, conhecidas popularmente como abrigos ou casas-lares.
A prefeita de Pinhais, Rosa Maria, apontou que o serviço visa ofertar um ambiente familiar e promover bem-estar aos atendidos. “Dores humanas vindas de quebras de vínculos são sempre difíceis de lidar. No serviço de Família Acolhedora, mais do que o trabalho competente que nossas equipes já realizam, precisamos do comprometimento da sociedade. Um desafio que une o poder público, mas principalmente demanda a generosidade das famílias em ser um diferencial na vida dessas crianças e adolescentes”, enalteceu.
De acordo com a secretária de Assistência Social, Rosângela Batista, no município foram atendidas atendemos diversas situações de violação de direitos. “Fico emocionada em podermos lançar a Família Acolhedora, pois queremos proporcionar um atendimento diferenciado, um ambiente familiar para que tenham cuidados ainda mais específicos. E para a família que acolhe, fica a linda missão de cuidar dessa criança ou adolescente por um momento importante de sua vida e marcante positivamente”, ressaltou.
O encontro também contou com a palestra sobre acolhimento familiar ministrada por Angela Mendonça, que atuou como assessora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias da Criança e Adolescente e Educação, no Ministério Público do Paraná; coordenadora de curso de especialização em Direito Aplicado ao Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e em Direito Educacional nas Instituições de Ensino Superior. Foi professora convidada na PUC-PR e no Projeto Escola que Protege, e possui pós-graduação em Planejamento e Administração da Escola Pública, pós-graduação em Direito Educacional e graduação em Direito e em Pedagogia.
Mais informações sobre o serviço podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas pelo e-mail acolhimento.familiar@pinhais.pr.gov.br, telefone (41) 99179-8834 e site pinhais.atende.net/cidadao/pagina/familia-acolhedora.