domingo, 7
 de 
agosto
 de 
2022

Pinhais lança ações educativas na Semana Nacional do Trânsito

Em alusão a Semana Nacional do Trânsito, Pinhais lança ações educativas. Foto - Prefeitura de Pinhais

Do dia 18 a 25 de setembro acontece a Semana Nacional de Trânsito em Pinhais, que neste ano tem o tema “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”. Esta é uma iniciativa que conta com os órgãos que compõem o Sistema Nacional de Trânsito que realizam ações para mobilizar a sociedade.

Em Pinhais, as ações serão conduzidas pela Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (Seset) que durante a semana abordará assuntos voltados à conscientização e respeito ao trânsito. A primeira turma de agentes de trânsito iniciou a capacitação no dia de hoje, em uma parceria com a Secretaria de Trânsito de Curitiba.

Nesta segunda-feira (20), a Seset lança o “Bloco da Multa Moral”. Os guardas municipais estarão nas vias públicas fiscalizando o cumprimento das leis de trânsito.  

Em uma eventual irregularidade, como por exemplo, falta do cinto de segurança, estacionar em vagas reservadas às pessoas com deficiência ou idoso, avançar o sinal vermelho, etc, o motorista receberá uma via da “Multa Moral”, onde será apontada a irregularidade e o guarda abordará a respeito do erro cometido. A ação não terá punição financeira, será apenas uma medida para levar informações sobre as leis e regras do trânsito e propor uma reflexão aos motoristas que praticarem alguma penalidade.

O projeto “Multa Moral” é uma ação de cunho educativo e com foco na conscientização. 

Esta ação, juntamente com as demais que serão lançadas durante a semana, serão desenvolvidas para levar conhecimento e informação, destaca o secretário de Segurança e Trânsito, Ricardo Pinheiro. “A Secretaria de Trânsito está em processo de estruturação. No momento, tratando da questão da municipalização do trânsito e da formação dos guardas que atuarão como agentes de trânsito. O bloco de multas inicia agora e vai até a finalização destes processos. Após essa etapa se  inicia a fiscalização das ruas. Estas ações tem a proposta de incentivar um trânsito seguro e conscientizar a todos, mostrando para aqueles que cometem alguma irregularidade que é necessário corrigir essa postura no trânsito. Esse será um trabalho intenso pelos próximos meses, pois é um assunto que precisa chegar ao conhecimento da população de forma educativa e orientativa”, explicou o secretário.



Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email