sexta-feira, 25
 de 
junho
 de 
2021

Pinhais incentiva mulheres à doação de leite materno

Leite é armazenado e encaminhado para o hospital. Foto: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de PinhaisCriado com a finalidade de sensibilizar a sociedade para a importância da doação de leite, estimular e divulgar os bancos de leite humano que existem nos estados e nos municípios, o Dia Nacional de Doação de Leite Humano foi celebrado no último domingo. Em Pinhais, um interposto de coleta de leite humano, serviço de responsabilidade da Unidade da Saúde da Mulher e da Criança, está à disposição da população para receber as doações.

Toda mulher que está amamentando pode doar, desde que esteja saudável, não use medicamentos que impeçam a doação e esteja disposta a fazer a retirada de forma correta. Um pote pode alimentar até 10 recém-nascidos por dia e, dependendo do peso do prematuro, por exemplo, 1 ml já é o suficiente para nutri-lo cada vez que for alimentado.

A coordenadora da unidade, Katia Gaberz Kirschnik, explica como é feita a iniciativa no município. “A mulher que deseja doar pode entrar em contato com a Unidade de Saúde da Família e realizar um cadastro. Ela também vai ganhar os materiais, a toca, a máscara, o frasco de leite e vai receber as orientações da forma de como vai retirar o leite”, detalha.

A equipe da Unidade de Saúde da Mulher vai até a casa da doadora e faz a coleta uma vez por semana, sendo que os frascos são armazenados em um freezer e encaminhados na segunda-feira para o Hospital Evangélico, em Curitiba, que distribui o leite para as crianças que têm necessidade. Mais informações pelos telefones 3912 5384 e 3912 5344.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email