sábado, 18
 de 
setembro
 de 
2021

Pinga Pinga 24/07/2020

Comerciante Jair Pires. Foto: Arquivo/O RegionalO comerciante Jair Pires, de Piên, reclamou nesta semana sobre a falta de bom senso de alguns motoristas que sobem em calçadas, manilhas e meio fio prejudicando estes locais e até mesmo causando prejuízos.

Nos últimos dias ele viu o acesso a sua garagem ser demolido por um caminhão que não se importou e seguiu sem ao menos comunicar os estragos. O comerciante é exemplo na cidade por manter a frente de sua loja limpa, tarefa executada semanalmente.

Uma nova colisão envolvendo um automóvel e uma motocicleta foi registrada na tarde de ontem próximo ao trevo de acesso ao município de Piên.

Conforme informações preliminares, apesar dos estragos em ambos os veículos, não houve registro de feridos. O Corpo de Bombeiros esteve no local e tanto o condutor do automóvel quanto da moto dispensaram atendimento.

O Sesc Paraná, por meio da Unidade de Rio Negro está oferecendo uma nova proposta de atividades gratuitas para estudantes do ensino fundamental – fase I. É o projeto “Futuro Online” que consiste em oficinas transmitidas pela internet.

Os assuntos são voltados ao letramento, arte-educação e ao raciocínio lógico. Podem participar estudantes da rede pública e privada. A proposta tem a intenção de ajudar as crianças a superarem os desafios desta quarentena, com atividades complementares.

As transmissões das oficinas acontecem duas vezes por semana pela internet, na plataforma Microsoft Teams. A duração de cada live é de 1 hora. No período da manhã será das 10 às 11 horas e no período da tarde será das 14 às 15 horas.

Para participar, os interessados deverão entrar em contato com o Sesc de Rio Negro por telefone ou e-mail. Assim que o cadastro estiver concluído, o aluno receberá a senha para o acesso.

O Sesc Rio Negro atende pelo telefone (47) 3641 8550, pelo e-mail sac.rionegro@sescpr.com.br ou presencialmente na unidade, que fica na rua Marçal José Pereira, 110 – Estação Nova, das 8 às 20 horas, de segunda a sexta-feira.

A Secretaria de Estado da Segurança Pública e a Polícia Civil começaram na última quarta-feira a retirada de mais de 50 veículos que estavam parados há mais de um ano na Delegacia de Fazenda Rio Grande.

Os veículos foram levados para um pátio da Polícia Civil, em São José dos Pinhais, onde serão vistoriados e permanecerão armazenados, até que aconteça o leilão. A Secretaria tem buscado, incansavelmente, liberar os pátios das delegacias.

Para a secretaria, este é um trabalho que estava parado há muitos anos e pelo qual há um esforço para solucionar. Mais do que liberar os espaços, os leilões também trarão lucro aos cofres públicos.

O Produto Interno Bruto (PIB) do Paraná cresceu 2,3% no primeiro trimestre de 2020, na comparação com igual período do ano anterior, segundo o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social.

O resultado positivo foi obtido principalmente pelo desempenho da agropecuária, que registrou aumento de 14,96%, puxado por uma supersafra de grãos de verão. A região é responsável por boa parte destes resultados.

O índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) teve outra redução no Paraná. Com 84,3 pontos em julho, o indicador aferido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e Fecomércio PR teve o quarto mês consecutivo de queda.

Na comparação com junho, houve redução de 1,3%, e na variação anual, a contração foi de 14,3%. Mas o índice que mede as condições de consumo já caiu 27,6% no estado desde o início da pandemia, no mês de março, quando o indicador marcava 116,4 pontos.

Mesmo com a queda, o ICF paranaense está acima da média nacional, que ficou em 66,1 pontos neste mês, com variação mensal negativa de 4,0% e baixa anual de 26,4%. A perspectiva de consumo para os próximos meses subiu 11,7% na comparação com o mês passado.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email