sábado, 13
 de 
agosto
 de 
2022

Pinga Pinga 24/06/2022

Alunos de Agudos participaram de espetáculo sobre inclusão. Foto: Reprodução Facebook/Prefeitura de Agudos do Sul

Na última semana, os alunos da rede municipal de ensino e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Agudos do Sul participaram de um espetáculo. Conforme informou a prefeitura e a Secretaria de Educação, o projeto abordou o tema sobre a inclusão da pessoa com deficiência.

No encontro, as crianças aprenderam como se relacionar e se comunicar de maneira correta com uma pessoa com deficiência. O teatro contou a história de Peter, um menino de 10 anos que vive só em um planeta de gelo. Ele tem como missão descobrir a diferença entre o mundo dele e os outros mundos.

Nesta aventura, Peter recebe a ajuda de um Boneco de Neve que o ensina como conhecer seus novos amigos Oliver, que é deficiente visual, Rei Meritório, deficiente físico, Giglio, deficiente auditivo e Beni, deficiente intelectual. Cada personagem ensina Peter uma nova forma de ajudar as pessoas com deficiência.

Segundo a Secretaria de Educação, o espetáculo foi feito com a manipulação de cinco bonecos, mais um ator. Todos os estudantes receberam uma revista para colorir, onde é reforçado como se relacionar e se comunicar com uma pessoa com deficiência.

A Companhia Paranaense de Energia, a Copel, informou os moradores de Campo do Tenente, que para efetuar serviços de manutenção, melhorias e extensão da rede elétrica, haverá interrupção do fornecimento de energia elétrica no período informado:

Terça-feira, 5 de Julho, há um desligamento programado das 09h45 às 13h45 na comunidade da Capoeirinha. Na terça-feira, 12 de Julho, há um desligamento programado das 13h15 às 17h15 nas ruas Aleixo Kotkowski e na rua Evaldo Oscar Mattege.

O desligamento programado pela Copel pode ser cancelado, sem aviso prévio, informou a Companhia. Por conta das condições atmosféricas ou por outro motivo. Caso isso aconteça, será reprogramado para uma nova data a ser informada.

A prefeitura de Fazenda Rio Grande informou que as famílias cadastradas no serviço habitacional deverão comparecer na Secretaria Municipal de Habitação até o dia 06 de julho para atualizar o cadastro.

A prefeitura informou que a medida é necessária para fazer o levantamento de dados da secretaria para projetos habitacionais futuros.

Ao comparecer ao local, é importante levar os documentos como RG: Titular e cônjuge, CPF do titular e cônjuge; Certidão de nascimento ou casamento; comprovante de renda e comprovante de endereço. Os cadastros habitacionais não atualizados serão automaticamente cancelados após o prazo informado.

A prefeitura da Lapa, por meio da Agência do Trabalhador e do Centro da Juventude, em parceria com o Senac, está oferecendo o curso gratuito de Agente de Informações Turísticas.

Conforme informou a municipalidade, o curso terá duração de 200 horas, com direito a certificado de conclusão.As aulas iniciam na próxima segunda-feira, de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h30, no Receptivo Turístico, localizado no Parque Linear.

As inscrições serão realizadas até hoje e podem ser feitas na Agência do Trabalhador, na rua Barão do Rio Branco, número 1.800, ou no Centro da Juventude, na rua Luís Corrêa de Lacerda, número 527.

Para realizar o curso é preciso ter renda per capita de até dois salários mínimos federais; ter 16 anos completos e ter cursado no mínimo o 6° ano do Ensino Fundamental.

A prefeitura informou que os documentos necessários para a inscrição são: a cópia do RG e CPF; comprovante de endereço. Caso o interessado seja menor de idade, deve ir com os pais ou responsável.

A prefeitura da Lapa informou que os dinossauros ficarão até o domingo na cidade. A informação foi confirmada pelo prefeito Diego Ribas, pela secretária de Fazenda, Guina Lech, e pelo artista Jonas Correa. A prorrogação não terá custos adicionais ao município.

A entrada é gratuita. As peças estão expostas no Parque Linear na entrada da cidade e uma pequena parte encontra-se na Praça General Carneiro. A atração é parte integrante das comemorações pelo aniversário de 253 anos da Lapa.



Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email