segunda-feira, 31
 de 
março
 de 
2025

Pinga Pinga 21/3/2025

Pinga Pinga
Pinga Pinga

Começou nesta semana, em Contenda, o curso de produção de morango no substrato. A capacitação é uma promoção por meio da Secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente e acontece no Espaço Literário.

Com a participação de 16 alunos, o curso orienta sobre a produção utilizando sistemas de cultivo em substrato, isso de acordo com as técnicas recomendadas.

Entre os conteúdos abordados estão técnicas cultivares de morango, irrigação, adubação, sistemas de cultivo, doenças do morangueiro e mais detalhes. A capacitação segue nos dias 25 de março, 1º, 8 e 15 de abril, sempre das 8 às 17 horas.

Estão abertas até o dia 30 de março as inscrições para o processo seletivo de ingresso no curso superior de Tecnologia em Gestão Pública, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), com foco na administração municipal. Para a Lapa, são 21 vagas disponíveis, sendo gratuito e na modalidade EaD.

A taxa de inscrição é de R$ 80. O Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) da Lapa é parceiro da iniciativa, a disposição dos interessados para dúvidas e esclarecimentos, bem como no suporte durante o curso. O polo está localizado na rua Eufrásio Côrtes, 228. O telefone é (41) 3547-8090.

Teve início nesta semana a obra de pavimentação na rua Amazonas, localizada no centro de Piên. A intervenção consiste na remoção completa das lajotas existentes, seguida pela preparação da base para a aplicação do asfalto.

Nesta obra estão sendo pavimentados 222,72 metros de extensão, em um investimento de R$ 557 mil. A administração municipal solicita que moradores e pedestres que utilizam da via tenham a atenção redobrada durante este período de obras.

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Piên reforça o cronograma da coleta de lixo no município e orienta os moradores sobre a instalação de lixeiras comunitárias. A técnica em Meio Ambiente, Cristiane Abuda, explicou que a coleta de lixo orgânico ocorre nas áreas urbanas às segundas, quartas e sextas-feiras.

Já na área rural, a coleta segue um cronograma específico, sendo realizada às quintas-feiras, a cada 15 dias. A coleta seletiva, que recolhe materiais recicláveis, acontece às terças-feiras na área urbana e às sextas-feiras na área rural.

Sobre os critérios para a instalação de lixeiras comunitárias (modelo azul), Cristiane explica que a estrutura é destinada a locais onde o caminhão de coleta não tem acesso. Para a instalação, é necessário que haja pelo menos dez residências na rua. Os moradores que precisarem desse serviço podem buscar mais informações diretamente na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.

Na última semana, o projeto Vozes Femininas nas Comunidades esteve presente no bairro Alto, em Rio Negro, em uma ação desenvolvida pelo Departamento de Políticas Públicas para Mulheres de Rio Negro com o apoio de voluntários.

O objetivo do projeto é compartilhar de maneira informal diversos conhecimentos e inspirar o público feminino com diferentes temáticas, com profissionais de diversas áreas de atuação realizando palestras e serviços de forma voluntária para fortalecer a luta pelos direitos das mulheres. Ao longo do mês de março a ação itinerante ainda será realizada na Fazendinha e no Lageado dos Vieiras.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email