quarta-feira, 17
 de 
agosto
 de 
2022

Pinga Pinga 13/05/2022

Formatura da turma do Curso de Informática na Lapa. Foto: Assessoria de Imprensa/Prefeitura da Lapa

Aconteceu na noite da última quarta-feira, a formatura da turma do Curso de Informática, que foi oferecido pela prefeitura da Lapa em parceria com o Senai, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agência do Trabalhador e Centro da Juventude.

Na oportunidade, 17 alunos concluíram o curso com êxito e receberam suas certificações. A cerimônia contou com a presença de autoridades municipais, representantes do Senai, além de familiares e amigos dos formandos.

Acontece nesta sexta-feira, às 19 horas, no prédio da Secretaria de Educação de Piên, o congresso técnico para definir os detalhes da realização do Campeonato de Futebol Society séries A e B. Conforme o diretor de Esportes do município, Evandro Zoellner, a expectativa é que cerca de 30 equipes participem do certame.

Ainda conforme Zoellner, o Departamento de Esportes está se preparando para as semifinais do Campeonato Municipal de Futsal na categoria quarentinha e a disputa do terceiro lugar no feminino, na próxima terça-feira. As finais serão realizadas no dia 20 de maio.

A Secretaria de Cultura e Turismo de Rio Negro realiza, na próxima segunda-feira, às 9 horas, a abertura da 20ª Semana Nacional de Museus, ação do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), na qual os museus de todo o país promovem exposições e atividades pautados em um tema em comum. O tema para 2022 é ‘O Poder dos Museus’.

O Museu Histórico Professora Maria José França Foohs participa pelo 20ª ano consecutivo e irá dispor de todo seu acervo para apresentar ao público o poder do órgão. A Semana é uma temporada cultural coordenada pelo Ibram que acontece todo ano em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, celebrada em 18 de maio.

A cada ano, o Conselho Internacional de Museus (Icom) lança um tema diferente para a celebração dessa data, que é, também, o mote norteador das atividades da Semana. Entre os objetivos estão promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros; aumentar o público visitante e intensificar a relação dos museus com a sociedade.

A cidade de Tijucas do Sul terá, nesta sexta-feira, a tradicional Feira de Rua Municipal e às 19 horas a Noite do Pastel do Núcleo Ceia, que está retornando depois de mais de dois anos, devido à pandemia.

A Secretaria de Saúde de Quitandinha, em conjunto com a equipe odontológica do município, iniciou a distribuição de 1.800 Kits de Higiene Bucal nas escolas da rede municipal. O kit contém uma escova, pasta de dente, fio dental e uma cartilha educativa sobre a prevenção de cárie.

Além das entregas, os cirurgiões-dentistas estarão realizando palestras com objetivo de orientar os estudantes do pré ao 5º ano na promoção, prevenção e atenção à saúde bucal.

A Secretaria de Indústria, Agricultura e Meio Ambiente de Contenda realizará, na próxima quarta-feira, o lançamento do Sistema de Inspeção Municipal (SIM). O evento terá início às 19 horas e acontecerá no Contendinha.

Durante o evento, a Secretaria apresentará o funcionamento do sistema e o passo a passo para obtenção do Selo de Inspeção Municipal de Contenda. O SIM é uma espécie de selo de qualidade municipal que permite aos produtores rurais a comercialização de seus produtos de origem animal no comércio local.

Entre os produtos estão o mel, leite, queijo e derivados, embutidos, ovos, carnes, peixes, entre outros. Mais informações sobre a implantação do SIM na Secretaria de Agricultura, que funciona junto a prefeitura de Contenda, ou pelos telefones 3625-1212 e 98403-7708.

Estão abertas as inscrições para o curso de Panificação ofertado pela prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Semde). Os candidatos interessados deverão se inscrever pela internet, através do endereço https://www.sympla.com.br/panificacao__1570213.

Os requisitos exigidos são 14 anos completos, residir no município, ter no mínimo o Ensino Fundamental incompleto e possuir um e-mail para o envio do certificado. A capacitação terá carga horária de 40 horas e é ofertada de forma gratuita.

As aulas serão promovidas na unidade móvel do Senai que será instalada no estacionamento do Armazém da Família. O período das aulas é de 1º a 14 de junho. O conteúdo formativo abordará a Teoria sobre Panificação e Preparo de Receitas de Pão.

A organização do curso formará duas turmas de 16 alunos cada, sendo uma no turno da tarde, 13h30 às 17h30, e à noite, das 18h30 às 22h30. As vagas são limitadas e as informações da matrícula serão enviadas para o e-mail que o candidato informou no momento da inscrição.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email