terça-feira, 23
 de 
abril
 de 
2024

Pinga Pinga 05/06/2020

Na próxima semana, em virtude do feriado de Corpus Christi a edição impressa deste jornal será antecipada. A circulação acontecerá na quarta-feira, dia 10 de junho. Para quem deseja fazer qualquer publicação pode contatar a equipe entre hoje e a próxima segunda-feira.

As missas na Paróquia Nossa Senhora das Graças em Piên terão alterações a partir deste sábado. As mesmas acontecerão no santuário, de segunda a sábado às 20 horas e aos domingos, agora às 8 horas. A distribuição de eucaristia nas comunidades acontecerá entre 9 e 10 horas nos domingos.

Com a alteração do local da celebração, o que mudará também é a quantidade de participantes, sendo 30% da capacidade total que a igreja comporta. Uso de máscara, distanciamento e álcool em gel são obrigatórios.

As celebrações seguem um calendário que possibilitará a presença das comunidades no santuário. Essa agenda se encontra na página do Facebook da paróquia. Mais informações na secretaria paroquial ou diretamente com o pároco Thiago Zella Hoffmann.

Em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a Secretaria de Agricultura e Meio de Piên reforça alguns cuidados essenciais para a preservação deste bem. Entre as dicas, estão economizar água, não jogar lixo nas ruas, evitar o uso de produtos descartáveis e sacolas plásticas, não comprar animais silvestres e optar por fazer caminhadas.

A técnica em Meio Ambiente Cristiane Abuda também chama a atenção para quanto somos dependentes do ecossistema. “Os alimentos que comemos, o ar que respiramos, a água que bebemos e o clima que torna nosso planeta habitável vêm da natureza”, comenta.

As lojas Casa Gêmeos estão retomando com força total. A loja de Mandirituba voltou a atender ontem e a loja de Quitandinha voltará na próxima segunda-feira. Em respeito aos funcionários e aos clientes, as lojas ficaram duas semanas fechadas por medidas de segurança e saúde.

O consultório veterinário Peschiski, em Agudos do Sul, está realizando a vacinação contra a raiva. Os proprietários de animais que necessitam essa vacinação podem agendar ou tirar dúvidas através dos telefones (41) 3624 1955 ou 99704 1696.

Em uma ação realizada na última quarta-feira, a Polícia Civil do Paraná capturou 80 pessoas que estavam foragidas da Justiça, em todo Estado. Os indivíduos se cadastraram para receber o auxílio emergencial do Governo Federal.

O resultado é parcial e a operação continua em andamento. A ação foi desencadeada pelo trabalho integrado entre a Polícia Civil e a Controladoria Geral da União para troca de dados e informações.

Os detidos estavam com mandados de prisão em aberto por crimes como homicídios, tráfico de drogas, roubos, entre outros, e foram capturados na operação. A ação foi comemorada pela população.

A questão do direito ou não ao recebimento do benefício não está em pauta, porém, as equipes policiais irão analisar possíveis fraudes praticadas na obtenção do auxílio emergencial dos governos Federal e Estadual.

Nota Fiscal de Produtor Eletrônica. Foto: Pedro Ribas/AENA Receita Estadual do Paraná alerta que, a partir de 1º de julho, todas as operações interestaduais de produtor rural devem ser realizadas com a Nota Fiscal de Produtor Eletrônica (NFP-e), modelo 55, conforme previsto na NPF 031/2015.

A partir desta data será proibida a utilização da Nota Fiscal de Produtor Rural em papel, modelo 4, nas operações interestaduais. Nas operações internas, ou seja, nas operações realizadas dentro do Estado do Paraná, poderão ser emitidas qualquer uma delas.

Com a emissão da NFP-e o produtor rural não precisará mais se deslocar até a prefeitura para prestar contas de suas notas fiscais, tudo será feito via Internet, no portal Receita/PR. O acesso se dá em ambiente seguro e mediante utilização de chave e senha.

O acesso ao Receita/PR é exclusivo, individual e de responsabilidade do produtor. Assim, é muito importante manter em segurança a sua chave e senha de acesso, não fornecendo a terceiros. As operações interestaduais estarão sujeitas às verificações e penalidades previstas pelos Fiscos Estaduais.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email