Uma boa notícia para a população de Piên. Estão sendo iniciados no município os trabalhos preliminares que visam a implantação de rede de tratamento de esgoto no perímetro urbano da cidade. O governo federal, através da Fundação Nacional de Saúde – Funasa está liberando um lote de recursos para municípios com até 50 mil habitantes, justamente para melhorar a infraestrutura em saneamento básico.
O prefeito Gilberto Dranka destaca que a inclusão de Piên na lista de municípios beneficiados se deve ao trabalho da equipe da prefeitura e também a ação política do gabinete. Em breve a Funasa deverá divulgar o valor detalhado do recurso para cada município atendido, assim como os números relacionados a extensão da rede de tratamento.
Uma equipe da empresa Projesan, responsável pela elaboração, já estará em Piên para analisar itens para elaborar o projeto, como impactos na estrutura viária da cidade, análise do solo e áreas de preservação ambiental. Nesta semana, os engenheiros da empresa estiveram reunidos com o prefeito.
Gilberto Dranka relata que é um projeto bastante complexo e que necessita de amplo estudo e preparação por parte da empresa responsável e equipe da prefeitura. Por outro lado, ele ressalta a importância da conquista para Piên. “O município não conta com nenhum metro de rede de esgoto e agora poderemos iniciar esse trabalho que por tanto tempo é aguardado pela cidade”, enfatizou.
O prefeito espera em breve divulgar números oficiais sobre o projeto e comenta ainda que é importante que a população acompanhe a elaboração. “Nossa equipe de planejamento está à disposição para prestar informações e também receber contribuições neste projeto”, concluiu.