sábado, 15
 de 
junho
 de 
2024

Piên tem projeto piloto na Unidade Central de Saúde neste sábado

Unidade Central de Saúde de Piên. Foto: Assessoria/Prefeitura de Piên
Com o nome ‘Sábados de Saúde’, programa visa promover uma série de atendimentos em Piên. Trabalho vai até as 17 horas deste sábado (17) e é uma iniciativa da equipe de ESF Centro. Tem ações específicas para mulheres, para homens, vacinação, entre outras

 

Um projeto piloto tem início neste sábado (17) em Piên por meio da Secretaria Municipal de Saúde, com o objetivo de ampliar os serviços do setor. É o programa Sábados de Saúde, que visa realizar uma série de atendimentos, inicialmente em um sábado por mês. A iniciativa é da Equipe de Estratégia de Saúde da Família (ESF) Centro e conta com apoio da secretaria.

Os atendimentos ocorrem na Unidade Central de Saúde durante todo o dia, até às 17 horas, e são voltados para a saúde do homem e da mulher. Para as mulheres de 25 a 69 anos há exames de mama, exames ginecológicos, preventivo e realização das consultas já agendadas. Para os homens, acima dos 40 anos de idade, as fichas são para consultas, sem agendamento e por ordem de chegada. São 15 fichas pela manhã e 15 para atendimento à tarde. Nestas consultas são feitas avaliações clínicas, solicitação de exames e avaliação odontológica.

Além disso, tem atendimento a toda a população para regularização da carteirinha de vacinação, verificação da pressão arterial e glicêmica e atualização de cadastro do SUS. “Nossa meta é oferecer atendimento no sábado, onde muitas pessoas estão de folga nos seus trabalhos e podem aproveitar este momento para cuidar da saúde, visando principalmente a prevenção de doenças”, disse a secretária municipal de Saúde, Mayara Grosskopf.

A secretária reforça que é um projeto piloto e em fase de testes, mas que se tudo transcorrer bem o serviço deverá ser levado para outras localidades. “Vamos iniciar estes atendimentos pelo centro e se tudo transcorrer da forma como esperamos, e ter principalmente adesão da população, vamos ampliar o serviço para toda a cidade”, finalizou.



Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email