Piên supera metas e se torna referência regional em inserção no mercado de trabalho, impulsionado por parcerias com empresas e investimentos em qualificação profissional
O município de Piên celebrou importantes conquistas na área de empregabilidade no mês de abril. A Agência do Trabalhador local alcançou o maior índice proporcional de encaminhamentos ao mercado de trabalho entre os municípios da Região Metropolitana de Curitiba, com 78 trabalhadores inseridos formalmente, quase o dobro da meta inicial de 41 vagas preenchidas.
Esse desempenho expressivo é resultado das parcerias locais e de outras cidades. Segundo a responsável pela Agência do Trabalhador de Piên, Jessica Liebl, o relacionamento próximo com as empresas tem sido essencial. “Estamos mais presentes junto ao comércio e às indústrias, colocando a Agência à disposição para intermediar vagas, identificar perfis profissionais e prestar apoio direto aos trabalhadores”, afirmou.
O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Douglas Lietz, destacou os planos para fortalecer ainda mais esse trabalho: “Nos próximos meses, vamos intensificar as ações voltadas à empregabilidade, com foco em projetos e parcerias duradouras que estimulem o crescimento da indústria local, promovam a qualificação da mão de obra e incentivem a realização de cursos, treinamentos, visitas técnicas e integração entre as empresas”, explicou.
O prefeito Maicon Grosskopf comemorou o desempenho da agência e reafirmou o compromisso da administração em gerar oportunidades para a população. “Estamos empenhados em atrair novas empresas – como é o caso da Inkor e da Unilin, que já são realidade -, além de fortalecer as que já estão no município”, declarou. Ele também ressaltou os investimentos em qualificação profissional: “Na última terça-feira, formamos mais 22 alunos no curso de Mecânica de Motos. São pessoas que saem preparadas não apenas com o diploma, mas com o conhecimento necessário para ingressar no mercado de trabalho”, concluiu o prefeito.