Perfuração de novos poço e o fortalecimento das associações estão entre as ações para ampliação do serviço de distribuição de água nas comunidades rurais
Uma das demandas apresentadas junto à prefeitura de Piên está relacionada ao serviço de água tratada na área rural. Nos últimos três anos, a municipalidade tem buscado o fortalecimento das associações de água e investindo na ampliação dos sistemas de distribuição nas comunidades do interior.
Somente em 2023, foram perfurados três novos poços, nas comunidades de Palmitos, Lageado e Picacinho, e para este ano outros dois estão em fase de aprovação junto ao Instituto de Água e Terra (IAT), a serem instalados nas localidade de Fragosos e Campo Novo.
Responsável pela distribuição de água por meio da Secretaria de Agricultura, Marcio Domingos afirma que este trabalho de fortalecimento da distribuição de água do município é acompanhado diariamente e a prefeitura mantém a parceria com estas associações tanto para a realização da ampliação de rede como também para a manutenção dos sistemas. “Temos o compromisso de entregar água tratada para nossos munícipes e sempre estamos em alerta para resolver qualquer pendência”, comenta.
Domingos lembra que no ano passado a Secretaria realizou uma série de ações envolvendo a distribuição de água do município, como a finalização dos convênios de Campo Novo e Quicé, perfuração de poços, aquisição de caminhão pipa, início de obras em Fragosos e Boa Vista, extensão de rede em Gramados além apoios com troca de bombas, equipamentos e construção de cercas e casas de tratamento. “Lembrando também que em casos onde ocorre algum problema nos poços a Secretaria destina caminhão pipa com água tratada para que a comunidade não fique desabastecida”, frisa
De acordo com o secretário de Agricultura do município, Carlos Magon, todo este trabalho faz parte de um desafio assumido pela pasta em resolver todas as pendências existentes nos sistemas de água em Piên. “Em 2021 assumimos a responsabilidade de resolver todos os problemas de abastecimento, locais críticos como Boa Vista, Paranazinho e Quicé tiveram uma atenção especial e hoje estas comunidades não sofrem mais por falta de água. No total, 13 comunidades rurais são abastecidas pelas oito associações existentes, o que resulta em um número de 2 mil famílias atendidas.”, aponta.
Magon ainda destaca os investimentos realizados pelo município e também a parceria com a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) para o desenvolvimento dos trabalhos, com mais de R$ 1,6 milhão investidos, dos quais cerca de R$ 600 mil em recursos do município e o restante por meio da Companhia. “Esta parceria com a Sanepar é de grande importância e permite investimentos importantes para a distribuição de água de Piên”, afirma.
Segundo o secretário, para este ano já estão previstas diversas ações, como a perfuração de novos poços em Fragosos e Campo Novo. “No ano passado regularizamos estas associações e já cadastramos junto ao IAT o projeto para estes novos poços, estamos apenas aguardando a liberação que deve no decorrer do ano”, diz Magon, pontuando que, além dos novos poços, a equipe da Secretaria dará continuidade ao trabalho de extensão de rede, levando água para mais perto da casa dos pienenses. “Estamos em obras trabalhando na extensão de rede do Quicé, já temos um levantamento e vamos ampliar ainda mais a distribuição de água de qualidade no nosso município”, finaliza.