S.I.M. possibilita aos produtores comercializar de forma legal seus produtos e gerar renda na cidade. Com as entregas desta semana, são agora 11 selos concedidos no município
Nesta semana, a prefeitura de Piên promoveu a entrega de mais três Selos de Inspeção Municipal (S.I.M.). Com isto, agora é 11 o total de selos concedidos no município, visando gerar renda e capacitar os produtores a comercializarem de forma legal seus produtos.
Entre os beneficiados nesta semana estão o produtor de mel Jair Zeferino, do bairro Avencal, e Cleverson Knopke, que trabalha com a produção de ovos na localidade de Poço Frio dos Moreira. Assim eles estão aptos a comercializarem seus produtos diretamente nos supermercados e mercearias da região.
Também recebeu o selo o supermercado Super Sul, de Trigolândia. A prefeitura explica que, no caso dos supermercados, produtos como a carne temperada e toda a carne manipulada para corte dentro do açougue precisam do selo, que certifica que eles cumprem todas as exigências neste quesito. Isto oferece confiabilidade e segurança alimentar para os consumidores. E além de comercializar, os estabelecimentos estão habilitados a produzir embutidos e realizar cortes e temperos de carnes.
Segundo o poder público municipal, o S.I.M. é um importante serviço de controle de qualidade, monitoramento e inspeção de sanidade do rebanho, do local e da higiene da industrialização. Ele também tem caráter educativo ao estimular e legalização dos empreendimentos.
A prefeitura destaca que, para receber a certificação, os produtores passam por um processo simples, mas rigoroso, de fiscalização e testes de qualidade. E mesmo após a concessão do selo, o produtor recebe rotineiramente a visita da equipe da Secretaria de Agricultura, que mantém a fiscalização para garantir a qualidade do produto.
Podem solicitar a certificação produtores que desejam vender livremente no comércio da cidade qualquer produto de origem animal, como carne, ovos, mel, leite ou derivados. Para isso, o proprietário deve se dirigir até a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente para realizar o cadastro e receber as orientações.