sexta-feira, 3
 de 
dezembro
 de 
2021

Piên é a primeira cidade paranaense a implantar serviço de telemedicina

Serviço já está à disposição dos moradores do município. Foto: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Piên
Serviço já está disponível para atendimentos na cidade, por meio de um totem instalado na unidade de saúde central

A internet, nos últimos anos, vem se tornando uma ferramenta para a realização de variadas atividades, possibilitando, por exemplo, o contato entre as pessoas sem necessariamente estarem no mesmo ambiente. Este formato de encontro virtual tem sido explorado na área da saúde, na qual pacientes conversam e relatam problemas com seus médicos, recebem as solicitações de exames e são receitados remédios para tratamento dessas enfermidades.

Conhecido como telemedicina, o serviço agora está disponível na unidade de saúde central do município de Piên, pioneiro no Paraná. Trata-se de um totem de atendimento médico onde o paciente vai até a unidade de saúde e conversa com um especialista ao vivo da mesma forma como se tratasse de uma consulta normal.

Michele Gauer, que está em acompanhamento pós-covid, foi a primeira paciente do município a utilizar o serviço de telemedicina e, por meio da ferramenta, pôde conversar com um pneumologista, que explicou sobre as formas de tratamento e já fez a indicação dos remédios necessários. “Fui atendida pelo serviço de telemedicina e fui muito bem acompanhada, é um serviço novo que veio para melhorar o atendimento aqui em Piên”, disse.

Para receber o suporte, os pacientes procuram a unidade e, primeiramente, consultam com o clínico geral, que ao avaliar o caso, faz o encaminhamento para atendimento à um especialista. O cidadão poderá escolher se prefere aguardar na fila de espera e continuar se deslocando para outras cidades ou prefere ser atendido pela telemedicina. Após o aceite do paciente a consulta online é agendada para o mais breve possível.

A coordenadora de saúde, Mayara Grosskopf, explica que no dia da consulta, ao chegar na unidade o paciente passa por uma triagem, na qual são disponibilizados dados para o médico que ao entrar na consulta já recebe um prontuário com a situação do paciente. Além disso, toda a consulta é acompanhada por uma profissional de enfermagem da unidade de saúde. “Nossos profissionais acompanham o paciente durante a consulta, servindo com um elo de ligação entre o paciente e o médico que está do outro lado da tela”, frisou.

O sistema de telemedicina utilizado no município é um lançamento da empresa Meta Saúde, e que por intermédio da Invest Paraná está sendo disponibilizado para as cidades, conforme detalha o representante do órgão, Marcio Wozniack. “Antes de levar este tipo de serviço aos municípios a empresa foi sabatinada e vistoriada e possui a chancela da Invest Paraná, o que significa que é um trabalho sério. Importante também destacar que este trabalho é reconhecido pelo Ministério da Saúde”, frisou.

Para o prefeito Maicon Grosskpof, a telemedicina é uma importante ferramenta para aprimorar e qualificar atendimento de saúde para a população. “Sabemos que alguns casos é necessário atendimento presencial, mas para tantos outros a telemedicina vem para acelerar a fila de consulta para especialista”, falou Grosskopf, destacando que antes de disponibilizar o serviço no município a telemedicina foi apresentada e teve a aprovação do conselho de saúde e dos vereadores. “Uma força tarefa em conjunto para elevar a qualidade da saúde do município”, pontuou.

O serviço de telemedicina já está disponível no município, com o agendamento para consultas e atendimento para as especialidades que estão na fila de pendência. O totem dispõe de sistema de áudio e vídeo, além de impressora que permite que o médico envie atestados, receitas e solicitações de exames para que sejam impressas na hora, e toda a consulta fica registrada no prontuário do paciente, vinculado ao sistema atual que a secretaria de Saúde utiliza. A prefeitura não teve custos com a instalação do totem de atendimento, e irá pagar apenas pelas consultas que forem realizadas.

 



Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email