sexta-feira, 22
 de 
novembro
 de 
2024

Piên dá início ao programa de calcário na próxima segunda-feira

Agricultores já podem solicitar o recebimento do insumo junto à Secretaria de Agricultura de Piên. Foto: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Piên
Por meio da iniciativa, agricultores são isentos do valor do pagamento do transporte, uma vez que a prefeitura desloca o caminhão para buscar calcário, ficando apenas a cargo do produtor o pagamento do insumo 

A prefeitura de Piên, por meio da secretaria de Agricultura, abriu o prazo de inscrições para programa de calcário no município. Com o programa, os agricultores são isentos do valor do pagamento do transporte, uma vez que a prefeitura desloca o caminhão para buscar calcário na cidade de Almirante Tamandaré, ficando apenas a cargo do produtor o pagamento do insumo. 

Para participar do programa o agricultor teve estar a alguns critérios, como ter o Cad Pro ativo, regularidade na prestação de contas das notas fiscais, não possuir débitos junto à secretaria e ter imóvel dentro do território do município. As entregas terão um limite de 12 toneladas por produtor titular do Cad Pro, que deverá efetuar o pagamento do insumo via depósito bancário seguindo as orientações da Secretaria. 

Segundo o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Carlos Magon, o calcário tem um papel fundamental no tratamento do solo e o objetivo da prefeitura é que o produtor tenha uma atenção quanto a qualidade do terreno que está realizando o plantio. “Somente com um solo fértil e bem equilibrado é possível garantir maior produtividade e qualidade na colheita”, comenta Magon, salientando que outro fator importante para participar do programa é que o agricultor tenha a análise de solo atualizada com prazo máximo de 6 meses. “É esta análise de solo que irá determinar qual o tipo de calcário que aquela propriedade necessita, sendo de fundamental importância para o resultado final”, frisa. 

Caso o produtor ainda não tenha feito a análise do solo do seu terreno ou esteja desatualizada, pode buscar auxílio na Secretaria de Agricultura para a realização do estudo basta ir até a secretaria e solicitar os envelopes para coletas. Através de parceria com o laboratório Agrotecsolo as amostras são enviadas a cada 15 dias e os resultados chegam em até 21 dias, com custo da operação reduzido e afixado no mural da pasta. Outra opção também é buscar esta analise junto ao Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR-PR), que possui parceria com a empresa Tecsolo na realização deste estudo. 

Cadastro – O cadastro para a encomenda do calcário já está disponível na Secretaria de Agricultura e é a recomendação é que o produtor se atente à solicitação o quanto antes para não haver problemas com as datas de entrega. A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente está situada na rua Reinaldo de Oliveira Mendes, 486, Centro. 

 



Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email