sexta-feira, 5
 de 
dezembro
 de 
2025

Piên dá início ao atendimento especializado em neuropediatria

Atendimentos de neuropediatria serão na Unidade Central de Saúde. Foto: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Piên
Atendimentos de neuropediatria serão na Unidade Central de Saúde. Foto: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Piên
Secretaria de Saúde vai começar, nesta semana, o atendimento de consultas especializadas em neuropediatria, na UBS Central

Uma nova especialidade médica estará disponível para a população de Piên a partir desta semana. A Secretaria Municipal de Saúde de Piên vai dar início às consultas especializadas em neuropediatria, com atendimentos agendados para os dias 27 e 28 de novembro, na UBS Central.

A ação atende a uma demanda reprimida de mais de 100 crianças e adolescentes que aguardavam, há anos, avaliação com neuropediatra pelo SUS. A medida foi adotada porque não há oferta regional suficiente para absorver a demanda existente, mesmo após triagem e encaminhamento realizados pela Atenção Primária.

Segundo a pasta, por meio da secretária Mayara Grosskopf, diante desse cenário, a Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Assistência Social, elaborou um plano de trabalho intersetorial que garantiu a destinação de R$ 50 mil do Fundo da Infância e Adolescência (FIA). “Os recursos, aprovados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, permitem viabilizar o serviço especializado no município”, detalha.

Neuropediatria é a especialidade que cuida do desenvolvimento neurológico infantil e juvenil atuando em casos de atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, Transtorno do Espectro Autista (TEA), TDAH, epilepsia, dificuldades de aprendizagem, problemas de coordenação ou fala, entre outros.

Conforme a Secretaria, os atendimentos serão dirigidos a todas as crianças e adolescentes de Piên que já passaram pela Atenção Primária e foram oficialmente encaminhados para neuropediatra e se encontravam na fila de espera do SUS.

Ainda de acordo com a municipalidade, serão realizados 30 atendimentos por mês e a agenda de dezembro já está definida para os dias 18 e 19 de dezembro. “O setor de agendamento está entrando em contato com todos os pacientes para confirmação da consulta e do horário”, informou.

A Secretaria reforça que é fundamental que não aconteçam faltas, considerando o alto custo das consultas e a grande quantidade de crianças aguardando.

📲 O grupo de notícias de O Regional te deixa por dentro do que acontece em toda a região. Conecte-se com a gente no link.
👉🏻 Receba O Regional em sua casa. Faça sua assinatura pelo WhatsApp.
▶️ Inscreva-se em nosso canal no Youtube e confira nosso vídeos.
📷 Acompanhe nossos conteúdos no Instagram.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email