Campanha começa hoje na cidade e contempla o público na faixa de 5 a 11 anos de idade
Com a distribuição de insumos aos municípios, o Paraná deu início à campanha de vacinação contra a Covid-19 de crianças e adolescentes, na faixa etária de 5 a 11 anos. Em Piên, a Secretaria de Saúde recebeu os imunizantes e criou a programação para a vacinação do público-alvo.
No total, foram recebidos pelo município 130 doses, que será destinada ao público prioritário, iniciando a vacinação seguindo critérios como pessoas com comorbidades. A aplicação da vacina começa nesta quinta-feira e é feita exclusivamente na unidade de saúde central, das 8 às 16 horas.
De acordo com a coordenadora da Saúde, Mayara Grosskopf, um cronograma inicial foi definindo seguindo a recomendação do Plano Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde, para a priorização das doses. “Vamos seguir o que diz o PNI, priorizando nesse momento as crianças que possuem alguma das comorbidades descritas no plano”, comenta.
Mayara explica que as famílias que possuam em casa uma criança acamada ou com dificuldade de locomoção podem solicitar à equipe de saúde para que a vacinação ocorra em casa. “Caso a criança acamada que tem problema de locomoção a família deve avisar ao agente de saúde para que nossa equipe vá até na residência aplicar o imunizante”, frisa
Para aplicação da dose, os pais ou responsáveis pela criança deverão assinar um termo autorizando a vacinação. Quem optar por mandar seu filho através de um familiar deverá trazer o termo de consentimento já assinado no momento da vacinação e quem estiver acompanhando a criança deverá permanecer na unidade junto com a criança por cerca de 20 minutos, tempo de observação para acompanhar se não terá nenhuma reação aguda pós vacina.
Ainda conforme Mayara, as primeiras doses são apenas para as crianças na faixa de idade mencionada que possuem alguma comorbidade e a aplicação para este grupo será nesta quinta e sexta-feira, enquanto a partir da próxima segunda-feira, a vacinação já irá ocorrer para as crianças no geral, iniciando por aquelas que já completaram 11 anos de idade. “A partir de segunda iremos fazer a imunização através da idade, de forma decrescente, por isso é importante que a comunidade fique atenta aos alertas divulgados pela prefeitura”, detalha.